FOTO: Claudio Vieira/PMSJC
Conheça os impactos da menopausa para os cabelos e a pele
Você sabia que na menopausa, devido à queda nos níveis hormonais, tanto a pele quanto o cabelo sofrem alterações? Pois é, a pele, por exemplo, fica mais ressecada, mais fina e frágil. Os fios do cabelo podem ficar mais finos e ocorrer queda de cabelo. Além disso, em algumas situações por causa do desequilíbrio hormonal nessa fase, pode acontecer aumento da oleosidade e crescimento de pelos na face. É o que explica o médico Joaquim Xavier, dermatologista do Hospital Sírio-Libanês em Brasília.
O especialista destaca que, entre as dermatoses mais comuns durante a fase da menopausa, destaca-se a xerose cutânea, que pode levar a coceira e dermatite (inflamação) na pele ressecada. Segundo o médico, há situações de surgimento de acne na face oleosa, bem como crises de rosácea - uma doença em que os vasos sanguíneos da face reagem à luz. Dr. Joaquim Xavier destacamos ainda a psoríase - uma doença da pele onde há um aumento da renovação celular com processo inflamatório na camada mais externa da pele, em que podem surgir placas inflamadas como escamas.
O especialista alerta para a importância de as mulheres manterem todos os cuidados diários com a pele nessa fase da vida, para evitar que ocorram problemas que afetem a qualidade de vida. A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo essencial como barreira protetora contra agressões externas, tipo radiação solar, poluição, agentes infecciosos.
No caso do cabelo, o dermatologista explica que ele tem características peculiares de densidade, brilho, distribuição, que muitas vezes influenciam a autoestima da mulher, sendo importante no bem-estar físico e mental. Portanto, ao ter uma rotina de cuidados, estamos em última análise contribuindo para nossa saúde em geral.
Dr. Joaquim esclarece que, para restaurar a barreira da pele são indicados hidratantes, protetor solar adequado (proteção UVA e UVB ) com reaplicação a cada 2h a 3horas, evitar banho muito quente e demorado, porque pioram o ressecamento, e sobre sabonete, ele explica que os líquidos são mais adequados. Para o cabelo, em situações com afinamento e diminuição da densidade dos fios durante a menopausa, quando xampus de controle de oleosidade e antiqueda não tiverem boa resposta, pode-se usar medicamentos de uso local para tentar manter o equilíbrio nessa fase.
O médico alerta para o fato de que nessa fase da vida é também fundamental a mulher evitar o tabagismo e o consumo exagerado de álcool, bem como ter uma dieta saudável, o mais natural possível.
Por Max Gonçalves