Foto: Divulgação
GAIA WILMER E MÔNICA SALMASO LANÇAM NOVA LEITURA DE “ORIENTE” E INAUGURAM HOMENAGEM À OBRA DE GILBERTO GIL
Uma das canções mais emblemáticas do repertório de Gilberto Gil ganha uma nova interpretação nas mãos da compositora, arranjadora e regente Gaia Wilmer e da cantora Mônica Salmaso. No dia 26 de junho chega às plataformas digitais “Oriente”, primeiro single do projeto Parabólico: Reflections on Gilberto Gil, álbum que será lançado em agosto e que reúne uma grande formação instrumental em torno da obra de um dos mais importantes artistas da música brasileira. Mais do que revisitar uma canção clássica, Gaia Wilmer parte da composição original para construir novos caminhos musicais, ampliando as possibilidades expressivas da obra sem perder de vista sua essência. “Foi com essa peça que comecei a escrever para este projeto e, de certa forma, onde defini sua intenção”, afirma Gaia. “Eu queria que Mônica cantasse as canções de Gil com absoluto conforto e plena liberdade expressiva, preservando seus contornos, suas formas e sua força rítmica.” “Ao mesmo tempo, buscava outras três coisas importantes pra mim: a força de uma big band, com sua potência e infinitas possibilidades; espaço pra me surpreender, onde os músicos pudessem improvisar e criar cores e texturas para além do que estava estritamente escrito; e o prazer de escrever algo novo a partir da música de Gil, que soasse como uma composição minha”, explica Gaia.
|
