Foto: Cleomário Alves/SJDHBA
Carnaval começa com som de berimbau e compromisso com direitos: Plantão Integrado é lançado em Salvador
Ao som vibrante da Orquestra de Berimbau do Projeto Axé, embalado pela irreverência da Charanga da Alegria e pela força cultural do grupo Pierros do Lobato, o Carnaval de Salvador 2026 deu início a uma de suas mais importantes estratégias de cuidado e proteção: o Plantão Integrado dos Direitos Humanos. A abertura oficial, realizada na Biblioteca Central dos Barris, nesta quinta-feira (12), reuniu representantes de mais de 40 instituições e marcou o início das ações do maior plantão de direitos humanos em festas populares do país.
Entre música, cores e celebração da cultura popular, o evento apresentou os novos instrumentos que irão fortalecer a rede de proteção durante a folia. O Plantão Integrado já está em funcionamento, mobilizando cerca de 200 profissionais e equipes multidisciplinares que atuam nos circuitos com foco na prevenção e enfrentamento a violações de direitos.
“Temos fortalecido a rede para proteger os direitos de quem aproveita o Carnaval, com atendimento do sistema de justiça dentro do Plantão no circuito. Este ano, a Patrulha Inclusiva, com a PM, garantirá os direitos das pessoas com deficiência. Também fiscalizaremos camarotes e o comércio para coibir bebidas adulteradas. Essas ações refletem o novo jeito da Bahia de promover festas com cuidado e proteção aos grupos vulneráveis. O Plantão Integrado é a maior estratégia de proteção aos direitos humanos em eventos populares no país e queremos inspirar essa iniciativa”, afirmou o titular da SJDH, Felipe Freitas.
Novos guias e ações pioneiras reforçam a rede de proteção
Entre os principais anúncios do lançamento estão o Guia da Rede de Proteção Integral em Festas Populares, voltado a orientar agentes públicos sobre os serviços disponíveis durante o Carnaval, facilitando encaminhamentos e respostas rápidas às ocorrências e acionamentos.
Outro destaque é o Guia de Acessibilidade e Inclusão em Festas Populares, acompanhado da entrega da nova pulseira de identificação para pessoas com surdez - iniciativa pioneira no Brasil. A pulseira, que será oficialmente lançada em 2026 após testes no Carnaval de Salvador e na Micareta de Feira de Santana, amplia a autonomia e a segurança desse público.
Também foi apresentado o Guia de Segurança da Comercialização de Bebidas Alcoólicas, com orientações para combater a venda de bebidas falsificadas ou adulteradas, além de diretrizes sobre gestão de resíduos, logística reversa e inclusão socioprodutiva de trabalhadores recicláveis.
Como ação voltada à agenda do trabalho decente, foram entregues mochilas tipo sacolas a associações de trabalhadores e trabalhadoras do Carnaval, fortalecendo o cuidado com ambulantes, cordeiros e demais profissionais da festa, em iniciativa conjunta com SEADES, SETRE e SPM.
A programação incluiu ainda a certificação das Forças de Segurança que participaram da formação para atendimento a públicos vulneráveis no Carnaval 2026- capacitação realizada entre 27 e 29 de janeiro, com mais de 150 participantes presenciais e 500 online. A Patrulha Inclusiva da Polícia Militar da Bahia também recebeu certificação para atuação com foco em acessibilidade e atendimento inclusivo.
O evento marcou ainda a assinatura de Acordo de Cooperação para levar o Plantão Integrado ao São João de 2026, em parceria com as prefeituras de Santo Antônio de Jesus e Amargosa, que assumiram o compromisso de implantar Comitês Municipais de Proteção Integral.
Plantão já está nas ruas!
De portas abertas a partir desta quinta-feira (12), o Plantão Integrado funciona com postos fixos nos circuitos Osmar (Procon, Rua Carlos Gomes), Dodô (Barra) e na Estação da Lapa, além de equipes volantes que percorrem os trajetos da folia. O horário de funcionamento vai das 14h de hoje até as 4h da madrugada. De sexta até a terça-feira, o atendimento acontece das 9h até as 4h da madrugada. Além do atendimento presencial, o serviço também estará disponível via WhatsApp, pelo número (71) 98249-6016.
Entre as principais ações e serviços oferecidos estão:
* Atendimento e encaminhamento de denúncias de violações de direitos;
* Combate ao trabalho infantil, à exploração sexual e ao trabalho degradante ou análogo à escravidão;
* Fiscalização do Procon contra bebidas adulteradas e garantia dos direitos do consumidor;
* Fiscalização de acessibilidade em camarotes e estruturas;
* Distribuição de pulseiras de identificação para crianças e pessoas com surdez;
* Distribuição de insumos de prevenção às ISTs e materiais informativos;
* Apoio à Patrulha Acessível da PM nos portais e camarotes acessíveis;
* Acompanhamento a trabalhadores/as informais;
* Emissão de boletins diários e relatório final com recomendações.
Com a campanha “Respeito é o Nosso Direito!”, o Governo do Estado reforça o chamado para que a maior festa de rua do planeta seja também um espaço de proteção, inclusão e garantia de direitos para todos e todas.
Fonte: Ascom/SJDHBA
