Foto: Francisco Moreira
'Mercado de Comunicação’ na Bahia recebe projeto inédito com liderança feminina e 40+; confira os detalhes
Promovendo o intercâmbio entre gerações, foi lançado no último dia 27, quinta-feira, o projeto ‘Conectando Gerações’. Idealizado pela publicitária e Diretora de Publicidade da Prefeitura de Salvador, Lília Lopes,
a iniciativa se propõe à promoção de conexões, trocas de saberes e
mentorias profissionais de mulheres da área da publicidade, com idades
acima dos 40 anos, e universitárias ou recém formadas do curso de Publicidade e Propaganda, em Salvador. “Criamos
este projeto porque reconhecemos um ‘déficit’ do mercado em valorizar a
potência das mulheres que constroem, até hoje, a Comunicação na Bahia.
Quando aproximamos profissionais experientes de jovens que estão
iniciando suas jornadas, consolidamos o avanço do setor e fortalecemos a
nossa cadeia produtiva”, destaca Lília. A
iniciativa nasce da necessidade de ampliar espaços de troca, inspiração
e redes de apoio entre mulheres do segmento, proporcionando às
estudantes um olhar inicial sobre os desafios do mercado, diferenciais
competitivos, reconhecimento sobre áreas de atuação e aconselhamentos,
sempre com o objetivo de prepará-las para a profissão e estimular a
presença feminina em postos de decisão. Entre o time de mentoras que aderiram ao projeto, estão a Secretária de Comunicação da de Salvador, Renata Vidal; a executiva de contas na JCDecaux, Aiméa Guedes (53); a gestora comercial do Grupo A Tarde, Marluce Barbosa (60); e a sócia e diretora de planejamento da Ideia 3, Renata Schubach (52). A 1ª edição do projeto ‘Conectando Gerações’ conta também com a expertise da sócia-diretora de Operações e Adm./Financeiro da BTS Comunicação, Gilmara Almeida (52); a sócia-diretora e produtora da Janela do Mundo, Claudia Lima (65); além da sócia-diretora da Umbu Comunicação & Cultura, Mirtes Santa Rosa (44). Até janeiro de 2026, o hub estratégico pretende fortalecer a presença 40+ na área de Comunicação,
ampliando o diálogo com novas gerações e contribuindo para a formação
de jovens comunicólogas, a partir de referências da cultura local. “Nosso
compromisso é trazer mais mulheres para a ‘Comunicação’ e para os
espaços de decisão. Queremos fortalecer esse encontro entre líderes
experientes e esta nova geração que está chegando, pois é uma troca que
inspira ambos os lados. O objetivo é ver essas estudantes crescerem,
ocuparem cargos C-level e assumirem o protagonismo do mercado nos
próximos anos", conclui.
Por Anna Vilarina
