Morgana Neves / Foto: Erlânia Nascimento
Mês da Consciência Negra: Coleção "Sagradas" une moda e espiritualidade no MAMAM
A moda, para a estilista pernambucana Morgana Neves, não é apenas estética; é um campo de força, um ato político e uma expressão de espiritualidade. Idealizadora do projeto "Sagradas – Imersão Criativa: A Moda Tecendo o Corpo-Território do Feminino", Morgana, que é iniciada no Candomblé há 10 anos e fundadora da marca Ventos (em homenagem a Iansã, deusa dos ventos), conseguiu unir sua trajetória pessoal, política e espiritual em uma coleção de moda singular. O resultado desse processo será celebrado com uma mostra neste sábado (08/11), 14h, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), no Recife, marcando as celebrações do Mês da Consciência Negra, em evento gratuito e aberto ao público.
O projeto propôs a criação colaborativa de quatro modelos de vestuário inspirados nas Iyabás (divindades femininas do Candomblé – Yemanjá, Iansã, Oxum e Nanã), que o público poderá conferir na Mostra. A imersão criativa envolveu 15 mulheres – designers, costureiras e pesquisadoras – ao longo de 20 horas-aula (quatro encontros em setembro), elaborando novas metodologias para a produção de moda.
Morgana Neves explica a gênese da iniciativa: "Sou mulher de candomblé. Os orixás e toda a divindade de matriz africana sempre atingiram diretamente e indiretamente meu trabalho. Esse projeto foi uma forma de unir esses traços tão intensos que fazem parte de mim: o processo político, feminino, feminista, e a minha fé no sagrado. Eu trouxe as Iyabás como forma de homenagem a esse feminino sagrado, aos nossos arquétipos do mulherio contemporâneo."
Durante as oficinas, cada arquétipo foi um tema de profunda conexão com a identidade e a natureza das participantes, independentemente de sua religião. A jornada começou com Yemanjá (Primeira Oficina), que trouxe o arquétipo da mãe, do acolhimento e do maternar – não apenas filhos, mas projetos e sonhos. O ciclo seguiu com Iansã (Segundo Encontro), cujo foco foi o arquétipo da guerreira, da independência e da luta pela liberdade. Em seguida, Oxum (Terceiro Encontro) explorou o lugar da beleza, da criação, da autoestima e do poder de sedução e brilho. A imersão foi finalizada com Nanã (Quarto Encontro), que se concentrou na sabedoria, na ancestralidade maior e na honra à trajetória.
A metodologia central foi o SoulCollage®, que transforma emoções e compreensões internas em painéis imagéticos, utilizados como fonte de inspiração para o design. "A ideia do SoulCollage® é promover a construção de imagens a partir das suas emoções. A coleção Sagradas nasce inspirada em como cada Iyabá tocou em cada mulher. É como se a gente se vestisse agora do sagrado, de memórias, de emoções, de conexões. Essa é a verdadeira essência da coleção," afirma Morgana; Ela conta que construiu o projeto para mostrar que "podemos nos inspirar no que é nosso, em nossos sentimentos, em nossas memórias, em imagens e mensagens que vêm de dentro de nós."
Na prática da moda, a coleção também celebra a sustentabilidade e a cultura local. O tingimento de cada peça, de fibra natural, foi feito com pigmentos de origem natural, extraídos de raízes, frutos e cascas, buscando no bioma as cores e características associadas a cada Iyabá.
A Mostra Sagradas, em sua primeira edição, busca unir diferentes formas de arte para potencializar a narrativa cultural. Entre as atrações, o público poderá conferir a exposição de fotos e elementos narrativos, que trará o editorial da coleção e os registros visuais da vivência, incluindo os cartões de SoulCollage® e os materiais de tingimento utilizados. Ainda será possível conferir de perto os quatro modelos de vestuário resultantes de todo o processo criativo.
A programação da Mostra se completa com a celebração da música e da culinária ancestral. O evento recebe a cantora Luana Tavares e a DJ Makeda, representando a potência cultural afro-pernambucana. O toque final fica por conta do buffet afro da Afefé, que servirá releituras das oferendas das Iyabás, integrando a comida territorial à celebração.
O projeto "Sagradas – Imersão Criativa: A Moda Tecendo o Corpo-Território do Feminino" é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB – Pernambuco).
SERVIÇO:
I Mostra Sagradas – Imersão Criativa: A Moda Tecendo o Corpo-Território do Feminino
Atrações Musicais: Luana Tavares e DJ Makeda
Quando: sábado (08/11), 14h
Local: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) - Rua da Aurora, 265 - Boa Vista, Recife - PE, 50060-010
Entrada: gratuita (evento aberto ao público)
O projeto "Sagradas – Imersão Criativa: A Moda Tecendo o Corpo-Território do Feminino" é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB – Pernambuco)
Ficha Técnica:
Morgana Neves - Coordenadora / estilista
Marina Angeiras - Facilitadora SoulCollage®
Natasha Santiago - Assistente produção
Erlânia Nascimento - Vídeomaker/ Fotógrafa (registros oficinas)
Kamila Nascimento - Modelista e costureira
Luara Olivia - Fotógrafa (editorial)
Expografia - Lua Lim
Assessoria de imprensa - Dulce Araújo
Designer Gráfico - Eduardo Amorim
Produtor Executivo - Rafael Freitas
Por Dulce Araújo
