Foto: Divulgação
Chefs franceses e baianos celebram culinária afro-diaspórica no Festival Nosso Futuro
Salvador será palco de um encontro gastronômico de peso em novembro, celebrando a riqueza e a diversidade das culturas culinárias da França, do Brasil e da África. Nos dias 4, 6, 7 e 8 de novembro, os restaurantes Bóia, Zanzibar, Preta Tira Chapéu e Origem recebem o “Les Grandes Tables”.
O evento integra a programação do Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África e faz parte da Temporada França-Brasil 2025, promovendo um intercâmbio cultural e culinário inédito. Ao longo de quatro noites, chefs franceses e baianos se unem em residências criativas e jantares colaborativos que terão como fio condutor a exaltação das heranças africanas na gastronomia.
Entre os chefs franceses confirmados estão Hugues Mbenda (Kin, Marselha), Georgiana Viou (Rouge, Nîmes), Glory Kabé (chef nômade), Yass (Les Grandes Tables de la Friche Belle de Mai) e Naomie Martino (Martino Chocolat, Guadalupe). Eles serão recebidos por Angelucci Preta (Preta), Fabricio Lemos e Lisiane Arouca (Origem), Ana Célia (Zanzibar) e Kaywa Hilton (Bóia).
Durante as noites do evento, cada restaurante sediará jantares a quatro mãos. Os menus especiais, criados em parceria, mesclarão saberes ancestrais, temperos e tradições, prometendo verdadeiras experiências sensoriais nos mais prestigiados endereços gastronômicos da capital baiana.
As reservas para participar das noites exclusivas devem ser realizadas diretamente com os restaurantes participantes.
Confira a programação:
4 de novembro, 19h30 – Restaurante Origem | Reservas: (71) 99202-4587
6 de novembro, 19h30 – Restaurante Zanzibar | Reservas: (71) 98321-9764
7 de novembro, 19h30 – Restaurante Preta Tira Chapéu | Reservas: (71) 99954-2727
8 de novembro, 19h30 – Restaurante Bóia | Reservas: (71) 99694-2630
Sobre o Festival Nosso Futuro
O Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África foi organizado pelo Institut français e pela Embaixada da França no Brasil no âmbito da Temporada França-Brasil 2025, em parceria com o Governo Federal brasileiro (Ministério da Cultura), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Governo da Bahia, Prefeitura de Salvador, Accor, Salvador Bahia Airports, Aliança Francesa, CUFA Brasil e CUFA França, a Fundação de Inovação pela Democracia, o Conselho Geral de Seine Saint-Denis, a Cidade e a Metrópole de Montpellier, a Cidade de Paris e a Cidade de Saint-Ouen.
Sobre a Temporada França-Brasil 2025
Iniciada pelos presidentes de ambos os países, a Temporada celebra 200 anos de relações diplomáticas com mais de 300 eventos por todo o Brasil, com foco nos três temas: democracia e globalização justa e inclusiva; diversidade e diálogo com a África; clima e transição ecológica.
Foi organizada pelo Institut français e pelo Instituto Guimarães Rosa, com o apoio de um extenso comitê de mecenas, incluindo grandes empresas como ENGIE, L’Oréal, LVMH e Carrefour.
Por Ana Paula Marques
