
Foto: José Nazal / Arquivo
Ilhéus sedia II Colóquio das Academias de Letras da Bahia
A Academia de Letras da Bahia (ALB) e a Academia de Letras de Ilhéus, através da Rede de Integração Cooperativa das Academias de Letras da Bahia (RICA), realizam o II Colóquio das Academias de Letras da Bahia, entre os dias 29 e 31 de agosto - sexta, sábado e domingo - em Ilhéus, sul do estado.
O evento consiste na reunião de representantes das Academias de Letras dos municípios, com o objetivo de compartilhar experiências e produções artísticas e culturais e debater formas de fomento à leitura, ao livro e à literatura. A segunda edição propõe discutir a contribuição do(a) autor(a) baiano(a) na Cultura do Estado e a criação de Clubes de Leitura.
“O Colóquio também busca expandir as políticas que incentivam a formação desses clubes como meios dinâmicos de promoção da leitura, a descoberta de autores baianos e o suporte ao surgimento de novas vozes, assim como a preservação da memória cultural. Esta edição representa uma valiosa chance de trocar estratégias, enfrentar desafios e compartilhar boas práticas para garantir apoio de governos e iniciativas privadas, com o objetivo de desenvolver a literatura no estado”, explica Aleilton Fonseca, presidente da ALB e coordenador da RICA.
Haverá rodas de conversa, apresentações culturais, palestras e exposições de trabalhos. O evento começa na sexta-feira (29), às 18h, na Academia de Letras de Ilhéus. Além dos membros e diretores das Academias de Letras do Estado da Bahia, podem participar professores(as) e escritores(as) independentes. Trinta e oito Academias confirmaram presença. A Fundação Pedro Calmon também estará presente e será representada pelo seu diretor, Sandro Magalhães.
A Academia de Letras da Bahia (ALB) tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA) e da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
Por Nilma Gonçalves