 (20).png)
Barragem de São Gonçalo recebeu o volume que será entregue ao RN (Foto: Divulgação/MIDR)
Água do São Francisco chega à Barragem de São Gonçalo rumo ao Rio Grande do Norte
A água da transposição do Rio São Francisco chegou nesta sexta-feira (8) à Barragem de São Gonçalo, em Sousa (PB), marco importante do percurso até o Rio Grande do Norte. Com capacidade para armazenar até 40,5 milhões de metros cúbicos, o reservatório recebeu o novo volume por meio da abertura da Válvula 2, às 13h30, com vazão de 9,3 m³ por segundo. A operação faz parte do cronograma de atendimento hídrico ao estado do Rio Grande do Norte pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), previsto para ocorrer entre os dias 18 e 22 de agosto.
A água seguirá da Barragem de São Gonçalo até os reservatórios de Oiticica e Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, no Rio Grande do Norte, localizados a cerca de 127 quilômetros de distância. Oiticica, em Jucurutu, tem capacidade para armazenar 742 milhões de metros cúbicos, enquanto Armando Ribeiro Gonçalves — o maior do estado, situado na bacia do rio Piranhas-Açu, entre os municípios de Itajá, São Rafael e Jucurutu — comporta até 2,4 bilhões de metros cúbicos.
O diretor de Infraestrutura Hídrica do DNOCS, Luiz Hernani de Carvalho Junior, classificou a operação desta sexta como um sucesso. “Tudo saiu como programado. Foi feita a abertura de uma das válvulas com descarga de 9 m³ por segundo, sem necessidade de acionar a segunda. Cada uma das válvulas é projetada para até 25 m³ por segundo. Então, todo o processo foi conduzido com a utilização exclusiva da válvula 2”, explicou.
A liberação faz parte de um cronograma estratégico que garante o fornecimento de água para consumo humano, agricultura e outros usos essenciais na região. É a primeira vez que as águas da transposição do São Francisco chegam de forma regulamentada ao Rio Grande do Norte, fortalecendo a segurança hídrica de milhares de famílias no semiárido. “Essa liberação de água é histórica para o estado do Rio Grande do Norte”, afirmou o secretário nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira.
A operação iniciou na última segunda-feira (5), a partir da captação na Estação de Bombeamento (EBI-1) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), em Cabrobó (PE), passando pela estrutura de controle da Barragem Caiçara, em Cajazeiras (PB). Na terça-feira, o caminho da água passou pela Barragem Engenheiro Avidos, seguindo o rumo do Rio Piranhas, à Barragem de São Gonçalo, em Sousa (PB).
FONTE: /MIDR