
Foto: Divulgação / FertiSystem
Novo sistema permite aplicação localizada de inoculantes no plantio
A adoção de inoculantes no plantio de culturas no Brasil ganha mais relevância a cada nova safra, especialmente em sistemas agrícolas sustentáveis. Esses produtos biológicos, que contêm microrganismos benéficos como bactérias fixadoras de nitrogênio e solubilizadoras de fósforo, são amplamente utilizados na soja, milho e feijão. A adoção tem crescido devido aos ganhos agronômicos e ambientais da prática, como o aumento da produtividade, a melhoria da eficiência no uso de nutrientes e a redução da dependência de fertilizantes químicos. Além disso, é incentivada por políticas públicas e avanços na pesquisa.
Em prol de aperfeiçoar ainda mais a prática, a FertiSystem, empresa brasileira especializada em soluções para plantio e fertilização, lança o Impetus, um sistema de aplicação líquida no sulco voltado à distribuição de inoculantes biológicos. A ferramenta foi desenvolvida para utilização em diferentes modelos de plantadeiras e também para atender a uma demanda crescente por eficiência na distribuição de insumos e praticidade nas operações de campo.
O sistema foi projetado para garantir que a aplicação ocorra apenas quando necessária e com a dosagem correta. “Isso evita o uso excessivo de inoculantes, reduz perdas e contribui para um aproveitamento mais eficiente dos insumos. A dosagem é controlada por sensores, o que reduz a necessidade de ajustes constantes pelo operador, e a instalação é compatível com kits universais ou adaptações personalizadas”, explica, o engenheiro mecânico, Luis Henrique de Carli Tironi, responsável técnico pelo desenvolvimento do produto.
Além disso, o especialista acrescenta que a solução opera com uma bomba de diafragma de 12V, válvula reguladora de pressão, conexões padrão de mercado e filtragem em dois estágios. Já a capacidade do tanque varia entre 400 e 1.200 litros, conforme o projeto.
O profissional aponta que um dos principais benefícios do Impetus é a uniformidade proporcionada. “A aplicação no sulco aumenta a disponibilidade imediata dos organismos benéficos para a planta, especialmente nas fases iniciais do desenvolvimento, o que impacta diretamente o estabelecimento das lavouras”, afirma. Esta modalidade também permite que os insumos atuem diretamente na zona de enraizamento.
Ganhos práticos
Ao utilizar o Impetus, entre os ganhos práticos do produtor, Tironi cita a facilidade de limpeza e manutenção do equipamento, a reposição simplificada com peças padrão de mercado e a operação com baixa necessidade de ajustes técnicos. Desta forma se reduz o tempo necessário para adequações no campo contribuindo para maior autonomia do operador durante o plantio. “Sua função atende diretamente às demandas atuais por mais controle e rastreabilidade nas operações agrícolas. A proposta é fornecer uma ferramenta que integre precisão e economia no uso de insumos biológicos, promovendo um plantio mais eficiente e sustentável”, finaliza o engenheiro da FertiSystem.
Por Kassiana Bonissoni