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Rotas do Vinho e dos Engenhos são atrações no Bahia Origem Week
Na quarta edição do Bahia Origem Week, feira de negócios que acontece até domingo (6), no Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio, produtos baianos associados ao turismo ganham visibilidade, com o apoio do Governo do Estado. Destaque para os estandes que divulgam a Rota do Vinho da Chapada Diamantina e a Rota dos Engenhos, que produzem cachaça de alambique em diversas regiões, onde acontecem a degustação e comercialização de marcas. As atrações têm o incentivo da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), como parte das ações de diversificação da oferta de experiências aos visitantes que procuram a Bahia.
A Vinícola Vaz, do município de Morro do Chapéu, participa do evento desde a primeira edição, com bons resultados. “Nos sentimos privilegiados por estar nesta feira, porque é uma grande oportunidade de divulgar a Rota do Vinho. Agradecemos muito à Setur-BA por ter desenvolvido esta ideia, pois a visitação em nossa vinícola praticamente dobrou. O enoturismo é, sem dúvida, a nova atração turística da Bahia”, declarou o proprietário Jairo Vaz.
“Sou neto de portugueses e aprecio muito os vinhos da terra dos meus avós, mas tenho orgulho de dizer que os produzidos na Bahia são muito bons. Provei agora um malbec e achei sensacional”, avaliou o servidor público Tiago Albuquerque, 40 anos, que fez curso de enologia.
Além de produzir vinhos e espumantes, incluindo rótulos premiados, as quatro vinícolas de Morro do Chapéu e uma de Mucugê, que compõem o roteiro na Chapada Diamantina, oferecem aos turistas uma experiência imersiva na produção das bebidas.
Já a cachaça baiana está presente na feira, com diversas marcas expostas no espaço Kikaxassa, onde o sommelier e consultor da Setur-BA, Raimundo Freire, divulga a Rota dos Engenhos. “Temos aqui marcas como Paramirim, Serra das Almas, Arapuá e Matriarca, todas premiadas. O público tem degustado e comprado os produtos. A expectativa é que até o fim da feira realizemos bons negócios, promovendo assim os engenhos, incluindo alguns que já oferecem visitação”, relatou.
”Hoje a cachaça baiana é respeitada em outros estados e as vendas cresceram, inclusive com demanda para exportação. Temos clientes em todo o país, graças a feiras como esta, onde as rodadas de negócio nos abrem um leque interessante, fortalecendo os próprios municípios de origem”, destacou Edvaldo Antônio Matos, produtor da Paramirim.
No Bahia Origem Week, a Setur-BA também promove ações para divulgar as potencialidades das 13 zonas turísticas do estado. Na sexta-feira (4), a pasta fez uma rodada de negócios no segmento de alimentos e bebidas e palestra sobre a liderança nacional do turismo baiano.
“A feira é um exemplo de como o turismo de negócios cresceu na Bahia, contribuindo para colocar o estado como líder do setor no país. Temos potencial para crescer ainda mais, incentivando atividades associadas à diversidade de produtos de origem, encontrados em todas as zonas turísticas”, pontuou a diretora de Qualificação da Setur-BA, Juliana Araújo, que ministrou a palestra.
Fonte: Setur/Ba