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Dia da Educação Ambiental: professores cearenses levam sustentabilidade para a sala de aula
No Dia Mundial da Educação Ambiental, celebrado em 26 de janeiro, o Brasil, anfitrião da Conferência do Clima (COP 30), intensificará as ações para conscientizar estudantes sobre as mudanças climáticas e proteção da biodiversidade. Em 2025, entrou em vigor a Lei 14.926, derivada do PL 6.230, que exige a inclusão desses temas nos projetos pedagógicos da educação básica, ampliando o compromisso das escolas com a sustentabilidade.
No Ceará, a educação ambiental já é prioridade. Considerado o único estado a canalizar o gás do lixo sanitário, um esforço coletivo entre municípios, organizado por consórcios de manejo de resíduos sólidos, resultou na criação de um programa educacional de sustentabilidade. A iniciativa envolveu 38 municípios e centenas de professores em ações desenvolvidas junto às redes de ensino.
O Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana B (CPMRS-RMB) liderou encontros formativos que beneficiaram mais de 300 professores de sete municípios. Segundo o superintendente do consórcio, Elano Damasceno, o objetivo é transformar a relação dos alunos e suas famílias com o meio ambiente. “Queremos promover uma educação que vá além da sala de aula, formando cidadãos conscientes e responsáveis”, explicou. O consórcio também distribuiu livros com temas como coleta seletiva, compostagem e projetos escolares voltados para a reciclagem.
No município de Horizonte, o projeto “Horizonte Sustentável” está sendo implementado nas escolas municipais para promover a conscientização ambiental entre os estudantes. Segundo o professor Luiz Ernani Martins, da Secretaria Municipal, as escolas têm realizado atividades como gincanas de coleta de recicláveis, desfiles de fantasias feitas com itens reutilizáveis e a construção de brinquedos a partir de materiais reaproveitados. As turmas também estão visitando viveiros de plantas e plantações da região.
“O tema está integrado de forma transversal em nossos trabalhos pedagógicos, incentivando a leitura, a escrita e o uso do audiovisual”, explica o professor. Ele enfatiza que é fundamental “formar novas gerações com hábitos cada vez mais saudáveis em relação a si mesmas”, além de promover a conscientização sobre a gestão de recursos no dia a dia, desde o consumo até o descarte adequado.
A professora Marinalva da Silva, da Escola Municipal Maria Teodora Evangelista Costa, destaca que mais de 200 quilos de materiais recicláveis foram arrecadados na gincana, realizada em conjunto com as famílias. A gincana e a oficina de brinquedos culminaram em um evento escolar que envolveu toda a comunidade. “Foi uma experiência de grande sucesso com a participação de todos esses atores, abordando uma temática essencial para a humanidade. Nossas crianças se envolveram intensamente, e ver o brilho nos olhos de cada uma é motivo de comemoração. Temos a sensação de que a sementinha da preservação, do cuidado com o planeta foi plantada”, descreveu.
Em Chorozinho, a professora Maria Leonarda de Carvalho Oliveira leciona na Escola Zé Lourenço, localizada em um assentamento. Ela iniciou um projeto sobre sustentabilidade, contextualizando a realidade rural dos alunos com o conteúdo do livro do Grupo Eureka. Uma das ações será a reconstrução da horta comunitária da escola, que havia sido desativada por conta de atos de vandalismo. “A proximidade com a agricultura nos permite demonstrar, na prática, os impactos da falta de preservação, o que reforça a importância de priorizarmos a educação ambiental.”
Além do CPMRS-RMB, o projeto de sustentabilidade conta com a participação de outros três consórcios no Ceará: o Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região do Litoral Norte (CPMRS/RLN), o Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos do Vale do Jaguaribe Unidade II (CONVALE) e o Consórcio Associação Pública dos Municípios do Maciço de Baturité para Saneamento Ambiental (AMSA).
Coleção Sustentabilidade
A coleção Sustentabilidade, do Grupo Eureka, é uma das soluções educacionais adotadas pelos municípios cearenses, destinadas aos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O conteúdo aborda os desafios relacionados ao uso sustentável da água, como escassez e poluição, e incentiva a adoção de práticas que preservem esse recurso. Também discute as fontes de energia renovável e seus benefícios para o meio ambiente.
Além dos livros, os professores e alunos têm apoio pedagógico digital por meio da plataforma Eureka Digital. Esse ambiente virtual se caracteriza como uma extensão do livro, oferecendo diversas possibilidades de aprofundamento e acesso a conteúdos multimídia complementares, como áudios, videoaulas, livros em pdf, além da série de animação especialmente feita para a coleção. Os docentes também têm acesso a orientações pedagógicas para cada atividade ou conjunto de atividades.
Para atender a necessidade dos consórcios, o conteúdo enfatiza a importância da gestão eficiente de resíduos sólidos. Para explicar o processo que inclui coleta, tratamento e disposição final dos resíduos, foi criada uma série de vídeos de animação intitulados “Capitã Reciclagem”, na qual uma super-heroína ensina a importância da reciclagem para as crianças. O conteúdo está disponível na plataforma Eureka Digital.
Por Iris Bertoncini