Foto: Mundoteca/Divulgação
Dias D’Ávila ganha biblioteca do projeto Mundoteca com acervo de mais de 650 livros
A cidade de Dias D'Ávila, na região metropolitana de Salvador, será contemplada com a doação de uma biblioteca do projeto Mundoteca. A inauguração será no dia 21 de novembro, a partir das 16h30, no CEU das Artes, com a presença de autoridades do município e apresentação teatral de professores e alunos do centro cultural. A biblioteca contará com um acervo diverso de mais de 650 livros, além de 30 kindles, jogos educativos, SmartTV e mobiliário aconchegante.
Esta será a primeira unidade localizada na região metropolitana de Salvador, visto que o projeto já implantou três bibliotecas nos municípios de Poções, Planalto e Contendas do Sincorá, e cinco espaços de leitura em comunidades quilombolas do sudoeste baiano.
O CEU das Artes terá à disposição uma seleção de obras que inclui literatura antirracista e publicações de autores baianos, como Itamar Vieira Júnior, Lázaro Ramos e Gregório de Matos, e nacionais, como Machado de Assis e Conceição Evaristo, entre tantos outros.
Programação cultural
A Mundoteca em Dias D'Ávila, localizada na Rua Milton Dias, no bairro Varginha, também oferecerá uma programação rica para a comunidade. Estão previstos eventos socioculturais gratuitos, como palestras, exibições de filmes e contação de histórias, todos com o objetivo de integrar e envolver a população local.
A expectativa é impactar diretamente as 700 crianças frequentadoras do CEU e beneficiar as famílias do entorno do centro cultural. “A prática da leitura é direito e condição necessárias para que todo cidadão possa exercer seus direitos fundamentais, ter uma vida digna e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa”, afirma Fabiana Maugé, diretora da FGM Produções, idealizadora do projeto.
Durante os primeiros oito meses, a FGM Produções será a responsável pela gestão do espaço, com apoio pedagógico do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (Ibeac), que também realizará formações para os profissionais. Depois, a gestão passa a ser responsabilidade da Secretaria de Cultura de Dias D'Ávila, que assume o compromisso de manter a unidade da Mundoteca funcionando por, no mínimo, cinco anos.
Patrocinadora do projeto, a BASF reforça seu compromisso com a educação e o desenvolvimento de comunidades locais.
“Apoiamos o projeto Mundoteca por acreditar que o acesso à leitura é uma ferramenta transformadora para o desenvolvimento de novas gerações. Além de ampliar o conhecimento, as bibliotecas incentivam a criatividade e o pensamento crítico, essenciais para a formação de cidadãos conscientes. Por isso, buscamos criar oportunidades que impactem positivamente tanto os estudantes quanto as comunidades”, diz Julia Andrade, consultora de comunicação corporativa da BASF.
A Mundoteca de Dias D’Ávila tem patrocínio da BASF, via Lei Rouanet, e apoio da Prefeitura de Dias D'Ávila, através da Secretaria de Cultura do município.
“Com a vinda da Mundoteca, acredito plenamente na evolução da procura de livros. É importante ter um espaço democrático e de acesso à informação de uma forma lúdica para todas as idades. Foi uma parceria acertada no nosso município”, diz Rebeka Latinoff, gestora do CEU das Artes.
Serviço
Inauguração da Mundoteca em Dias D'Ávila
Data: 21 de novembro, às 16h30
Local: CEU das Artes, Rua Milton Dias, s/n, bairro Varginha, Dias D'Ávila (BA).
Por Hilza Cordeiro