
Foto: Divulgação/Arquivo O Candeeiro
Varejo da Bahia registra queda de 0,8% em abril, aponta Índice Stone
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A 16ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo,
que analisou os dados de abril, aponta queda de 0,8% no volume de
vendas do estado da Bahia, na comparação anual. O estudo, que apresenta
dados mensais
de movimentação varejistas, é uma iniciativa da Stone, empresa de
tecnologia e serviços financeiros que é a principal parceira do
empreendedor brasileiro, em parceria com o Instituto Propague.
O
levantamento tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer
Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de
indicador econômico similar nos Estados Unidos. São consideradas as
operações via cartões, voucher e Pix
dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de
pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor
nacional.
“Os
resultados deste mês demonstram estabilidade no setor varejista
brasileiro. Importante observar que, no comparativo mensal, todas as
variações foram inferiores a 1% ao longo dos últimos quatro meses, com
altas em fevereiro e março no índice
restrito. Portanto, os dados de abril indicam um início de ano estável e
com boas perspectivas para o restante do ano”, explica o pesquisador
econômico e cientista de dados da Stone, responsável pelo levantamento,
Matheus
Calvelli.
Essas e muitas outras informações podem ser encontradas no dashboard do Instituto Propague,
que centraliza todos os dados essenciais em um único local, tornando a
pesquisa e análise mais simples. Essa plataforma foi desenvolvida para
atender
às demandas de pesquisadores e interessados no setor, oferecendo acesso
fácil a informações valiosas.
Destaques nacionais por segmento
Na
análise por segmentos, o relatório indicou que quatro deles registraram
uma alta mensal significativa, liderado pelo setor de materiais de
construção, com um crescimento de 8,2%, seguido por artigos
farmacêuticos (4,7%), móveis e
eletrodomésticos (2,4%) e livros e jornais, revistas e papelaria (1,7%).
Apenas dois segmentos apresentaram queda, o de hipermercados,
supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, liderando com
8,7%, seguido por tecidos, vestuário e calçados
(1,7%).
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Destaques regionais
De acordo com o indicador, os dados estaduais destacam variações relevantes entre diferentes regiões, permitindo que os empreendedores ajustem suas estratégias de acordo com as tendências regionais. Abaixo os principais resultados. ??????
Apenas
dez estados se destacam com resultados positivos no mês, no comparativo
ano contra ano: Amazonas (7,1%), Sergipe (3,9%), Piauí (3,3%),
Tocantins (1,8%), Maranhão (1,2%), Mato Grosso (0,9%), Sergipe (0,9%),
Ceará (0,7%), Paraíba (0,3%), e
Roraima (0,1%). No Distrito Federal, também houve um aumento de 5,13%.
Já
com relação às quedas, quinze estados apresentaram baixas no mês,
foram: Amapá (-13,5%), Rio Grande do Sul (-9,5%), Alagoas (-8,8%), Santa
Catarina (-5,1%), São Paulo (-4,3%), Paraná (-4,3%), Mato Grosso do Sul
(-4,2%), Rio de Janeiro (-1,8%),
Acre (-1,6%), Goiás (-1,2%), Bahia (-0,8%), Espírito Santo (-0,7%), Pará
(-0,6%), Minas Gerais (-0,6%) e Pernambuco (-0,1%).
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Segmentos analisados
O Índice de Atividade Econômica Stone Varejo avalia seis segmentos:
1) Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos;
2) Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;
3) Livros, jornais, revistas e papelaria;
4) Móveis e eletrodomésticos;
5) Tecidos, vestuários e calçados;
6) Material de Construção.
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