.jpg)
Foto: Henrique Melo
Multiartista de Salvador, Ivana Gaya retorna à cena com a estreia dos singles ‘Procure Saber’ e ‘Entra, Vai’
Após o sucesso da faixa ‘Quem Manda Nessa’ (2022), a cantora Ivana Gaya retorna à cena musical, no próximo dia 30 de setembro, terça-feira, com o lançamento dos singles ‘Procure Saber’ e ‘Entra, Vai’, ambos disponíveis no Spotify, Youtube, Deezer e demais plataformas de streaming.
Na mistura de beats e samba-reggae, o debut de ‘Procure Saber’ traz referências a episódios reais na carreira de Gilberto Gil, Djavan, Erasmo Carlos, Caetano Veloso e Marisa Monte, que protagonizaram o movimento artístico “Procure Saber” em 2013.
Além do repertório cultural e autêntico por trás do single, Ivana empresta toda sua sensibilidade e potência lírica a favor da liberdade e do desprendimento das amarras pessoais, narradas verso após verso. O debut, que incorpora ritmos afro-brasileiros e baianidades, lança a cantora como figura em ascensão da cena alternativa.
Acompanhando esse momento de apogeu musical, Ivana lança também o single ‘Entra, Vai’, este então acompanhado de um videoclipe que mescla ancestralidade e contemporaneidade nesta nova fase da multiartista.
“O lançamento dessas faixas, especialmente ‘Entra, Vai’, é um convite às pessoas que ainda não conhecem meu trabalho; conhecerem um pedaço desse meu universo, que é múltiplo, como eu sou. A música, ela vem com esse enxerto. Vem da referência do samba-reggae, da música feita no Nordeste, desses estilos que são forjados na periferia, como o arrocha e o pagodão. É dessa mistura gostosa que nasceram os hits e as surpresas que estão por vir”, afirma a cantora.
Novos hits e previsão para o álbum Entra, Vai! (2025)
O anúncio dos novos singles e do videoclipe movimentou as redes sociais da artista, levantando rumores sobre um possível novo disco. Aquecendo o coração dos fãs, Ivana confirma a chegada de ‘Entra, Vai!’ (2025), álbum inédito com 10 faixas autorais, produzido de forma independente.
Previsto para outubro deste ano, a artista aposta em novas sonoridades com arranjos, direção musical, beats e synths de autoria própria. Entre as faixas que compõem o novo disco, foram divulgadas o retorno dos sucessos ‘Quem Manda Nessa’, ‘Siga, Irmã!’ e o mais recente ‘A Cor Da Nobreza’. As demais canções serão liberadas até o final de outubro.
Dona de uma estética única, Ivana concretiza um trabalho contínuo de cinco anos de pesquisas, arranjos e direção própria, iniciadas ainda em 2020 no home studio. “Lançar esse álbum é a completude de um trabalho, de uma ideia que ganhou vida anos atrás. E que chega com toda originalidade de quem eu sou. Eu sempre digo: não adianta a gente se forjar em algo que não somos. Não dá pra perder a nossa essência, senão fica tudo muito instável. Existem coisas dentro da nossa essência que não podemos abrir mão, se não, falta conteúdo”, afirma.
Inspirações artísticas e trajetória dentro da ‘música’
Retornando em grande estilo, a declarada ‘multiartista soteropolitana’ explora novas batidas e diversidade rítmica, assinando um convite em torno dos romances, paixões e o empoderamento pessoal.
Inspirada nas obras de Milton Nascimento, Gilberto Gil, Daniela Mercury, Letieres Leite, Donna Summer, Olodum, Carlinhos Brown, Luís Kalaff, Jackson do Pandeiro e demais artistas; Ivana traz um misto de sonoridades e ideias na estética da nova coletânea, devido às influências que marcaram sua infância e adolescência.
Após somar passagens nos palcos da capital, como Teatro Castro Alves, Teatro da Barra, SESC Pelourinho, Espaço Cultural da Barroquinha e a Casa da Mãe; a cantora também integrou o festival da Rádio Educadora, a primeira e segunda edição do Prêmio Caymmi e o MIA – Festival de Música Instrumental do interior paulista.
Para o lançamento do disco, a artista contou com o apoio de mixagem e masterização por Jordi Amorim, Cuper e Marcus Sampaio, que também integram o time de músicos ao lado de Alexandre Vargas, Cesário Leony, Felipe Guedes, Jadsom, Jotaerre, Neila Kadhí e Pugah.
Completando o time de gravação do álbum ‘Entra, Vai!’ (2025), estão o Estúdio Preto, Estúdio Parque do Som, Marcus Sampaio, e Pracatum, com créditos adicionais para ‘PC’ (Pracatum) e Samuel Borges (Estúdio Parque do Som).
Sobre Ivana Gaya
Ivana Gaya é uma multiartista soteropolitana que canta, compõe, interpreta, dirige e produz. Sua obra contempla a ancestralidade e contemporaneidade, principalmente na música, que é raiz e antena. A multiartista vem se consolidando na cena independente, especialmente depois do lançamento do EP Magia Negra, em 2020, e tem navegado na produção musical conectando a estética dos beats e programações e da música eletrônica aos ritmos afro-brasileiros e forjados nas periferias sociais.
Em 2022 lançou o single e clipe “Quem Manda Nessa” e o single e visualizer “Siga, Irmã”, dois trabalhos do novo álbum, que chega em breve. O disco começou a ser produzido em 2020, durante a pandemia, pela artista, em seu home studio. A sonoridade dá continuidade às influências da música afro-brasileira, afrolatina e outras baianidades, como o arrocha e o pagotrap, além da soulmusic. Em 2025, dando continuidade ao próximo disco, lança a canção “A Cor da Nobreza”, composta e produzida pela artista, um samba-reggae psicodélico com arranjo em homenagem ao amigo e maestro Letieres Leite.
Ficha técnica do álbum Entra, Vai! (2025):
Artista: Ivana Gaya
Arranjos, direção musical e produção: Ivana Gaya
Músicos: Alexandre Vargas, Cesário Leony, Cuper, Felipe Guedes, Jadsom, Jordi Amorim, Jotaerre, Marcus Sampaio, Neila Kadhí e Pugah
Mixagem e masterização: Cuper, Jordi Amorim e Marcus Sampaio
Estúdio de gravação: Estúdio Preto, Estúdio Parque do Som, Marcus Sampaio, e Pracatum
Lançamento do álbum: outubro de 2025
Créditos adicionais: PC (Pracatum), Samuel Borges (Estúdio Parque do Som)
Ficha técnica ‘Entra, Vai’ (1):
Intérprete: Ivana Gaya
Composição: Ivana Gaya
Arranjo, direção, produção, beats e synths: Ivana Gaya
Guitarra: Jotaerre
Gravação voz: Pracatum
Técnica: PC (Pracatum)
Mixagem e masterização: Cuper
Apoio: Pracatum
Ficha técnica ‘Procure Saber’ (3):
Intérprete: Ivana Gaya
Composição: Ivana Gaya
Arranjo, direção, produção, beats e synths: Ivana Gaya
Contrabaixo: Cesário Leony