
Alyce Campos e Késia Sena, estudantes do 6º semestre de Medicina Veterinária/ Crédito: Divulgação
UNIFACS leva experiência de aprendizado prático e acadêmico de excelência para a Expofeira 2025
A Universidade Salvador (UNIFACS), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, está transformando a 46ª edição da Expofeira em um ambiente de prática e aprendizado para alunos da instituição. Com um estande interativo, palestras com profissionais de diversas áreas e participação ativa dos estudantes, a universidade promove experiência e contato com a realidade do mercado. A Expofeira segue até domingo (14), no Parque de Exposições João Martins da Silva. O estande da UNIFACS funciona diariamente e está localizado na quadra 3.
Para Aline Quintela, que é coordenadora acadêmica do curso de Medicina Veterinária da instituição em Salvador, promover experiências práticas para os alunos durante a exposição é fundamental para a formação de profissionais mais completos. “É também nesse ambiente que a teoria e a prática se encontram, possibilitando que os estudantes compreendam de perto a importância do manejo eficiente dos animais, a importância da nutrição, o melhoramento genético e, principalmente, aprendam também a se relacionar com os produtores rurais, os tratadores e colegas, desenvolvendo tanto habilidades técnicas quanto habilidades de comunicação, emocional e humanísticas.”
Sob supervisão dos professores e coordenadores, os alunos de Medicina Veterinária têm atuado em áreas que vão desde o atendimento clínico até orientação técnica de criadores e produtores rurais. Alyce Campos, estudante do 6º semestre do curso, destaca a importância da oportunidade para o desenvolvimento de técnicas e habilidades. “Estamos vivenciando da profissão. Aqui, já atuamos com a avaliação dos animais, organização de leilão beneficente, orientação ao público, além de estarmos também em contato com médicos veterinários de diversas áreas, tendo uma experiência e capacitação ampla”.
O diferencial da experiência, segundo a coordenadora do curso em Feira de Santana, Lorena Sampaio, é a riqueza da vivência em um ambiente dinâmico, preparando os alunos desde o primeiro semestre para os desafios profissionais. “Os estudantes conseguem acompanhar de forma prática o manejo, especificações de raça, avaliação dos animais, atuando com caprinos, ovinos, equinos e bovinos. É esse contato que transforma o aprendizado e forma médicos veterinários mais preparados para a atuação profissional.”
A participação da UNIFACS na Expofeira não se limita ao curso de Medicina Veterinária. Os alunos dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Biomedicina, Engenharias, Arquitetura, Psicologia, Educação Física, Redes e tecnologias e Pedagogia, também marcam presença no estande atuando com aulas demonstrativas, cuidados de saúde, urgências e emergências, aulas de medicina integrativa, orientações sobre direito, cuidados com meio ambiente e sustentabilidade e brinquedoteca.
Lucas Tavares, professor dos cursos da área de Engenharias da instituição, ressalta a importância do momento também para a inserção dos estudantes no mercado de trabalho. “É um ambiente com muita oportunidade. É interessante para os alunos estarem em contato com o público e expositores, para entenderem as últimas tecnologias, máquinas e equipamentos, além da possibilidade de participar de palestras com profissionais com anos de atuação", finaliza.
Por Joerica Cunha