
Escrever foi minha forma de acolher tudo o que a maternidade trouxe de contraditório. Não fiz um livro sobre maternidade perfeita, fiz sobre a maternidade possível", diz Andrea / Foto: Divulgação
Por que expressar a criatividade é importante para aproveitar as transformações no cérebro durante a gestação?
A gravidez é um período de transformações profundas no corpo e na estrutura cerebral feminina, e as descobertas científicas mais recentes reforçam essa realidade. Um estudo da Universidade da Califórnia revelou que durante a gestação ocorre uma reconfiguração neural, com aumento de atividade nas áreas relacionadas à criatividade, emoção e empatia. A pesquisa, conduzida pela professora Elizabeth R. Chrastil, mostrou que, enquanto algumas regiões do cérebro diminuem de volume, a conectividade entre outras aumenta, potencializando o processamento emocional e criativo.
Ou seja, muitas mulheres nessa fase sentem um impulso para se expressar através de palavras, artes e outras formas criativas, embora nem todas deem vazão a essa vontade. Porém, o fenômeno cerebral identificado na pesquisa torna a escrita uma ferramenta poderosa para acompanhar e dar forma às emoções complexas que surgem com a maternidade. A escritora Andrea Nunes é uma prova real disso. Durante sua primeira gestação, Andrea vivenciou não só as alegrias, mas também os desafios emocionais e as inseguranças que a maternidade traz. Em vez de sufocar ou ignorar esses sentimentos, ela recorreu à escrita como forma de entender e processar a experiência.
Ao longo de sua gestação, Andrea registrou tudo o que sentia: o medo, a culpa, o enjoo, o cansaço, e até mesmo a sensação de inadequação que muitas mulheres enfrentam, mas que raramente têm coragem de compartilhar. Esses relatos, que começaram como uma forma de desabafo pessoal em seu blog, se transformaram em crônicas sinceras e bem-humoradas. O livro Engravidei (Editora Caravana) reúne esse trabalho, entremeado com notas atuais, que cria um diálogo afetuoso entre a mulher que viveu a gestação e a mãe que ela se tornou.
"Escrever foi minha forma de acolher tudo o que a maternidade trouxe de contraditório. Não fiz um livro sobre maternidade perfeita, fiz sobre a maternidade possível, aquela que a gente sente no corpo, nos sonhos e nos sustos", afirma Andrea. "Quando revisitei essas crônicas, decidi não apagar nada. Eu me olhei com carinho e disse: eu entendo você."
Essa mesma experiência de expressão através da escrita será tema da participação de Andrea Nunes na FLIP, a Festa Literária Internacional de Paraty. No dia 1º de agosto, Andrea Nunes participará de uma sessão de autógrafos na FLIP, no estande da com.tato na Casa Escreva Garota, durante a Feira Literária de Paraty, a partir das 12h. Já no dia 2 de agosto, Andrea estará em um painel na Casa Caravana da FLIP, das 10h às 11h, para discutir o tema “O que desperta a sua criatividade?”, com mediação de Elaine Brito e a participação de Rafaela Goutara, Matteus Gomes, Gisele Fortes, Vilma Schiante, Gabriela Jardon e a própria Andrea Nunes.
Agenda de Andrea Nunes – Julho e Agosto de 2025
25 a 27 de julho – Encontro de Autores do Clube Paineiras do Morumby (SP)
Local: Clube Paineiras do Morumby, São Paulo
Participação: Presença confirmada nos três dias
Destaque: No dia 26 de julho (sábado), Andrea mediará os bate-papos com os autores, das 11h às 17h
Acesso: Evento aberto ao público, entrada gratuita, inclusive para não-sócios
01 de agosto – Sessão de autógrafos na FLIP
Local: Estande da com.tato na Casa Escreva Garota, durante a FLIP – Feira Literária de Paraty
Horário: 12h
Atividade: Sessão de autógrafos do livro Engravidei
02 de agosto – Painel na Casa Caravana (FLIP)
Mesa: “O que desperta a sua criatividade?”
Horário: Das 10h às 11h
Local: Casa Caravana – FLIP, Paraty
16 de agosto – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (SP)
Horário: Das 15h às 17h
Local: Quintal da Biblioteca Sinhá Junqueira – Rua Duque de Caxias, 547 – Ribeirão Preto | SP
Atividade: Lançamento e sessão de autógrafos dos Autores da Casa
*Andrea Nunes é escritora, cronista e autora da newsletter Andrea Me Conta, onde compartilha textos sobre maternidade, cotidiano e escrita pessoal com leveza, humor e afeto. Formada em Comunicação Social com ênfase em Marketing pela ESPM, atua há mais de 12 anos na área de eventos do setor do agronegócio. Participou da antologia Gradiente (Editora Vasta, 2024) e estreia em livro solo com Engravidei (Editora Caravana, 2025), uma coletânea de crônicas escritas durante sua primeira gravidez e revisitadas dez anos depois, em que aborda as transformações da maternidade com sinceridade e escuta.
Por Rafaela Tavares