
Nova unidade da Unipar será instalada em Camaçari, na Bahia, e recebe financiamento do Banco do Nordeste (Foto: Emily Silva)
Banco do Nordeste financia primeira unidade brasileira da Unipar Carbocloro fora de SPBanco do Nordeste financia primeira unidade brasileira da Unipar Carbocloro fora de SP
Com financiamento do Banco do Nordeste (BNB), a Unipar Carbocloro inaugurou, nesta quinta-feira, 3, uma nova unidade fabril, no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia. Essa é a primeira planta brasileira da empresa fora do estado de São Paulo e representa um marco para o fortalecimento da indústria química no Nordeste. O empreendimento amplia a produção de insumos essenciais para diversos setores e impulsiona o desenvolvimento econômico regional.
A nova unidade fortalece a presença da Unipar na região, garantindo o fornecimento de matérias-primas para segmentos como saneamento básico, papel e celulose, alimentos e bebidas, tratamento de água e indústria química em geral.
Participaram da cerimônia o diretor Financeiro e de Crédito do BNB, Wanger Alencar, e o superintendente do Banco do Nordeste na Bahia, Pedro Lima Neto. Também estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Ângelo de Almeida, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, o secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eduardo Sodré Martins, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Carlos Henrique Passos.
Líder na produção de cloro e soda cáustica e segunda maior produtora de PVC da América Latina, a Unipar Carbocloro projeta para a nova unidade uma capacidade produtiva de 20 mil toneladas de cloro, 22 mil toneladas de soda cáustica, 23 mil toneladas de ácido clorídrico e 160 toneladas de hipoclorito de sódio por ano. Além disso, serão instalados equipamentos para a produção de matérias-primas voltadas ao agronegócio.
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, participou do evento por vídeo e destacou a importância do apoio do Banco do Nordeste para viabilizar o projeto. “Na nossa indústria, graças ao Regime Especial da Indústria Química (REI) lançado pelo presidente Lula, esse grande setor da nossa economia já anunciou mais de R$ 750 milhões em investimentos. E agora temos mais um avanço com a inauguração da primeira planta da Unipar no Nordeste, que contou com o apoio fundamental do Banco do Nordeste, presidido por Paulo Câmara, grande parceiro da política industrial brasileira. A nova unidade em Camaçari atenderá todo o Nordeste, que teve um crescimento de 2,5% da indústria de transformação no ano passado, gerando emprego e renda para a nossa população”, ressaltou o vice-presidente.
O diretor financeiro e de crédito do Banco do Nordeste, Wanger Rocha, destacou a escolha do Polo Industrial de Camaçari para implantação da nova unidade e a importância estratégica para fortalecimento das indústrias baiana e nordestina. “A inauguração dessa planta da Unipar hoje é a união de estratégias e políticas de governo relevantes. Envolve um empresário que acredita na atividade dele e que traz para o Nordeste uma planta desse porte. E envolve o Banco do Nordeste, que é o fomentador da atividade econômica da região. É um privilégio do BNB participar desse projeto, ao atender plenamente os anseios desse grupo empresarial e financiar um volume de recursos significativo nesse empreendimento. Acreditamos que será um grande sucesso para Camaçari, para a Bahia e para o Brasil”, afirma.
Com foco em inovação e sustentabilidade, a nova planta incorpora tecnologias que permitem a recuperação de energia para produção limpa de vapor e a redução na geração de dióxido de carbono. O projeto também gera impacto direto na economia regional, com a criação de empregos qualificados, fortalecimento da cadeia produtiva local e ampliação da competitividade do Polo Industrial.
Segundo Rodrigo Cannaval, CEO da Unipar Carbocloro, o financiamento do Banco do Nordeste foi essencial para consolidar esse avanço da empresa e reforçar sua estratégia de proximidade com os clientes do Norte e Nordeste. “Esse projeto da Unipar é composto por diversos fatores: tem um pilar social, porque a gente vai colaborar com a comunidade; tem o pilar ambiental, porque a gente está utilizando energia renovável; e tem o pilar de sustentabilidade financeira. A Unipar é uma empresa de capital aberto e a gente precisa de parceiros de fomento, como foi o caso do BNB, que impulsiona esse tipo de projeto. Então foi a parceria perfeita. Agradecemos todo o suporte, a comunicação e a disponibilidade dos colaboradores do BNB”, afirmou Rodrigo Cannaval.
Fonte: BNB