Vitória, Bahia e Sport no top-10: estudo revela os estádios mais limpos (e os mais sujos) do Brasil
Foto: Arena Rubro Negra/Arquivo O Candeeiro/Fevereiro/2024
Vitória, Bahia e Sport no top-10: estudo revela os estádios mais limpos (e os mais sujos) do Brasil
27/01/2025
Noticias Gerais
Para o fã de futebol, o estádio
é como uma igreja, um lugar sagrado. Mas alguns templos estão mais bem
cuidados do que outros, foi o que descobriu o estudo inédito do Bolavip Brasil. A partir da análise de mais de 5 mil comentários de usuários do Google, foi possível apontar que a Neo Química Arena, casa do Corinthians, é o estádio mais limpo do Brasil.
E é preciso dizer: se há o mais limpo, existe também o mais sujo. E o
que recebeu esse título inglório foi o Nilton Santos, do Botafogo.
Metodologia
Antes de conhecer a fundo o
resultado do estudo, vale entender melhor sua metodologia.
Primeiramente, foram selecionados todos os 18 estádios onde os times da
Primeira Divisão mandam seus jogos no Brasil. Em seguida, foram
coletados aleatoriamente 5.884 comentários feitos pelos usuários do
Google sobre os estádios, uma média de 326 comentários para cada
estádio.
Posteriormente, os comentários
foram submetidos a uma programação de computador, cujo comando era
identificar a presença de palavras relacionadas à sujeira em cada
comentário. Foram consideradas 98 palavras diferentes, como “sujo”,
“imundo”, “fedorento”, “mal-cheiro”, “empoeirado”, entre muitas outras.
Neo Química Arena: o estádio mais limpo do Brasil
A casa do Corinthians é
conhecida pelo luxo no acabamento da construção erguida para a Copa do
Mundo de 2014. O clube paulista tem conseguido manter o aparelho bem
conservado e limpo uma década depois, foi o que revelou o resultado do
levantamento. De 360 comentários analisados, apenas três deram positivo
para palavras que remetem à sujeira: percentual de 0,83%.
Em segundo lugar, apareceu a casa do Atlético-MG.
Não por coincidência, trata-se também do estádio mais novo da elite do
futebol brasileiro, inaugurado em abril de 2023. Foram coletados 333
comentários sobre o estádio do Atlético-MG no Google e apenas três
continham palavras relacionadas à sujeira: percentual de 0,9%.
Ambos foram os únicos estádios
que conseguiram aparecer bem abaixo da média dos estádios analisados.
Considerando os 18 estádios dos times da Série A, a média foi de 3,85%,
para a presença de palavras que remetem à sujeira nos comentários.
Nilton Santos: o estádio mais sujo do Brasil
A casa do Botafogo destoa negativamente da média dos estádios analisados.
Dos 360 comentários sobre o estádio, 24 continham palavras “sujas”,
percentual de 6,66%. Pode ter pesado para o estádio alvinegro o fato de
que os comentários não estão restritos aos frequentadores das partidas
do time. Eles também abraçam usuários do estádio nos shows que o estádio
recebe.
Em segundo lugar, aparece São Januário, a casa do Vasco.
O estádio quase centenário teve 23 “comentários sujos” nos 358
analisados - percentual de 6,42%. De fato, reclamações sobre a
arquibancada da Colina e os banheiros do estádio são recorrentes. Não é à
toa que o Vasco se esforça para construir um novo estádio e deixar
esses problemas para trás.
Finaliza o pódio da sujeira outro estádio dos mais antigos do futebol brasileiro: o Morumbis,
cuja construção foi finalizada em 1970. Foram 23 comentários com
palavras que remetem à sujeira em 360: percentual de 6,38%. Assim como o
Nilton Santos, ele também é afetado pelos comentários de quem
frequentou o estádio em shows.
Os estádios mais limpos do futebol brasileiro (percentual de “comentários sujos”):
1 - Neo Química Arena (Corinthians): 0,83%
2 - Arena MRV (Atlético-MG): 0,9%
3 - Barradão (Vitória): 2,47%
4 - Beira-Rio (Internacional): 2,77%
5 - Arena do Grêmio (Grêmio): 3,05%
6 - Mineirão (Cruzeiro): 3,33%
7 - Fonte-Nova (Bahia): 3,33%
8 - Campos Maia (Mirassol): 3,58%
9 - Vila Belmiro (Santos): 3,67%
10 - Ilha do Retiro (Sport): 3,73%
11 - Alfredo Jaconi (Juventude): 3,79%
12 - Allianz Parque (Palmeiras): 3,88%
13 - Castelão (Ceará/Fortaleza): 3,88%
14 - Nabi Abi Chedid (RB Bragantino): 4,36%
15 - Maracanã (Flamengo/Fluminense): 5,83%
16 - Morumbis (São Paulo): 6,38%
17 - São Januário (Vasco): 6,42%
18 - Nilton Santos (Botafogo): 6,66%
Sobre o Bolavip Brasil
O Bolavip Brasil apresenta o melhor do esporte, com o objetivo de entreter os fãs e
promover debates. Com sedes nas principais cidades da América, a marca
conta coletivamente com uma equipe de cerca de 200 criadores de
conteúdo, que são amplamente reconhecidos como autoridades em futebol,
estatísticas e dados esportivos.
O site pertence à Better
Collective. A Better Collective possui mídias esportivas globais e
nacionais com a visão de se tornar o principal grupo de mídia esportiva
digital. Estamos em uma missão de entusiasmar os fãs de esportes por
meio de conteúdo envolvente e fomentar comunidades apaixonadas no mundo
todo. O portfólio inclui diversas marcas, como: HLTV, FUTBIN,
Soccernews, Action Network, Playmaker HQ, VegasInsider, Bolavip, Redgol,
Torcedores e Somos Fanáticos. Com sede em Copenhague, na Dinamarca, a
empresa é duplamente listada na bolsa de valores Nasdaq Stockholm
(BETCO) e listada na Nasdaq Copenhagen (BETCO DKK).