Foto: Divulgação eureciclo
eureciclo e Revida transformam panorama da reciclagem de vidro na Bahia
Com esforços conjuntos a partir de fevereiro deste ano, a eureciclo, negócio de impacto socioambiental que, junto às empresas e sociedade, estrutura a cadeia de resíduos e transforma a vida das pessoas, em parceria com a Revida, operadora regional de coleta e processamento de resíduos, avançou de forma significativa para fortalecer a cadeia de reciclagem de vidro no estado da Bahia. Um aporte inicial de R$ 80 mil foi realizado para a aquisição de veículo customizado ao transporte, com o objetivo de expandir a captação e logística do vidro - resíduo delicado e perigoso no manejo - para atender à crescente demanda de materiais recicláveis na região.
O impacto e retorno positivo superaram amplamente as estimativas iniciais: em apenas seis meses de operação, o projeto registrou um crescimento mensal de 165%. Com isso, a Revida já coletou 661 toneladas de vidro. O projeto foi estruturado para oferecer retorno em massa do valor investido em um período de nove meses, com expectativa de crescimento gradual de 10% ao mês, chegando ao ápice de 148% de incremento de capacidade. Na análise de André Revida, diretor da empresa, “a parceria com a eureciclo nos proporcionou receitas decorrentes dos créditos que foram fundamentais para manutenção da empresa e das atividades. Ao longo do tempo, essa receita passou a ser um incremento e, com isso, possibilitou adquirir o veículo apropriado ao trabalho do vidro, que nos deu uma ajuda muito grande com possibilidades logística e de coleta”.
Mais limpeza e mais empregos em reciclagem na Bahia
“O investimento na cadeia de reciclagem do vidro é uma das nossas prioridades para fortalecer o setor na Bahia e dar suporte à circularidade dos resíduos pós-consumo, com o intuito de construir uma nova lógica da sociedade ao lidar com esse excedente. Ao capacitar operadores locais como a Revida, contribuímos diretamente para o desenvolvimento sustentável da região e para a ampliação das taxas de reciclagem,” afirmou Caio Trogiani, gerente de operações da eureciclo.
A iniciativa está alinhada à governança e compromisso da empresa em estruturar a reciclagem em estados com maiores desafios para materiais, promovendo a conscientização ambiental e o desenvolvimento de uma infraestrutura mais robusta. Com esse investimento, a empresa visa também aumentar o engajamento com operadores locais para expandir as parcerias para outras regiões.
O papel social da reciclagem do vidro
Embora haja importantes desafios na reciclagem, o vidro pode ser completamente e infinitamente reutilizado. Quando isso é feito, gera economia na produção de novos materiais, favorecendo a sustentabilidade ao fornecer de forma contínua e segura um meio de geração de receita para prefeituras, empresas e famílias.
Em 2023, em parceria com centrais de triagem em todo o Brasil, a eureciclo promoveu a compensação de quase 30 mil toneladas do material, contribuindo diretamente para sua reciclagem. Ainda ano passado, R$ 3,5 milhões foram investidos na cadeia por meio dos créditos, remunerando parceiros e criando tecnologias.
“Vale destacar que o custo-benefício da reciclagem do vidro aumenta decisivamente no modelo de créditos de reciclagem, sendo esse incentivo determinante para cobrir custos logísticos, de processamento e de coleta. Com o modelo, viabilizado pela primeira vez no Brasil pela eureciclo, já foi possível aumentar a capacidade de triagem e reciclagem do vidro em mais de 1.000 toneladas/mês no país”, reforça Caio Trogiani.
Papel da eureciclo na cadeia de reciclagem de vidro no país
No contexto nacional, a eureciclo tem realizado projetos importantes de estruturação da cadeia do vidro em diversos estados. Um bom exemplo é a cidade de Bonito, MS. Uma parceria com a Prefeitura desse verdadeiro oásis, que gera entre 40 a 100 toneladas de resíduos de vidro por mês, recolheu e destinou mais de 30 toneladas de vidro no mês de maio. O projeto tem potencial para processar mais de 500 toneladas por ano.
Além desse fato, na cidade de Caruaru - PE, uma ação durante a tradicional festa de São João ajudou na reciclagem de cerca de 80 toneladas de vidro coletadas durante todo os dias do evento, inclusive através dos PEVs (pontos de entrega voluntária) instalados pela eureciclo.
A eureciclo ainda vem concentrando esforços para a criação de uma rede de parceiros para o escoamento do vidro em diversos lugares do Brasil. Até agora, 25 centrais de triagem foram impactadas positivamente com os projetos de estruturação do vidro localizadas no AM, MA, PI, PE, BA, MS, MT e GO. Mais de 20 mil toneladas de vidro foram destinadas adequadamente para a indústria de reciclagem por essas centrais e houve um aumento de mais de 1.100 toneladas na produção mensal de vidro das centrais participantes do projeto, sendo que muitas não recolhiam esse tipo de material antes da parceria com a eureciclo
Por Rodrigo Cerqueira