Foto: Divulgação / Arquivo O Candeeiro
Augusto Vasconcelos protocola pedido de obras para evitar alagamentos e deslizamentos na região de São Cristóvão
Após receber reclamações pela Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador (CMS) sobre alagamentos nos bairros de São Cristóvão, Cassange e Parque São Cristóvão, o ouvidor-geral e vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) solicitou intervenções para garantir a segurança e o bem-estar da população.
Em ofício encaminhado na manhã dessa última quinta-feira (28) à Secretaria de Manutenção da Cidade (SEMAN), Augusto destacou a urgência na manutenção da rede de drenagem do Rio Ipitanga. A elevação do nível do rio, situado entre os bairros, é apontado como a principal responsável pelos alagamentos que vêm atingindo diversas ruas da região durante as chuvas intensas dos últimos dias.
_"O início da semana foi muito chuvoso na região de Cassange e Parque São Cristóvão. Mesmo com o Rio Ipitanga em nível médio, diversas ruas nos dois bairros registraram alagamentos, evidenciando a necessidade da execução de obras de infraestrutura urbana, da construção de uma rede de microdrenagem pluvial nas ruas citadas e da macrodrenagem do Rio Ipitanga para melhorar o escoamento e mitigar os alagamentos”_, relatou um cidadão.
Cerca de 35 ruas foram impactadas pela situação. Entre os pontos mais críticos está a Rua Arquiteto Marcos Moreira Solter, localizada atrás da UPA do Parque São Cristóvão e próxima a uma farmácia do bairro. Os moradores também denunciaram o abandono de uma escadaria na Rua Avelino Fernandes Alejandro. Segundo relatos, durante campanhas eleitorais, mais de 15 escadarias foram reformadas ou construídas no Parque São Cristóvão, mas essa estrutura específica continua sem reparos.
Em contato com a Superintendência de Conservação e Obras Públicas (SUCOP), Augusto Vasconcelos solicitou ações para recuperar a escadaria e torná-la novamente acessível aos moradores, que atualmente enfrentam dificuldades para utilizá-la. O vereador também demandou estudos técnicos para a realização de obras que previnam deslizamentos de terra na região. Vasconcelos ressaltou que continuará acompanhando o andamento das solicitações e cobrando as providências necessárias para evitar maiores transtornos à população e lembrou que já havia se pronunciado sobre uma boa parte desses problemas na Câmara.
Por Raquel Torres