Um dos pontos de pedágio da Eixo SP com sistema de energia solar no telhado, entregue pela TTS Energia / Foto: Divulgação
Com maior digitalização dos pedágios, concessionárias apostam em energia solar para mais segurança e abastecimento energético
A crescente
digitalização dos sistemas de pedágios em rodovias brasileiras, com mais
cancelas eletrônicas e novos meios de pagamentos digitais, têm exigido
das concessionárias um maior reforço da estrutura de segurança e
abastecimento energético. Não por acaso, as companhias têm apostado em
usinas de energia solar para atender à nova demanda por eletricidade nas
operações.
Um exemplo desse crescimento é da Eixo SP, responsável
pela maior concessão rodoviária do País. A empresa administra mais de
1,2 mil quilômetros de malha, a maior extensão da América Latina,
formada por 12 rodovias paulistas que passam por 62 municípios, desde
Piracicaba, na região central do Estado de São Paulo, até Panorama, no
extremo oeste, na divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul. A
concessionária tem um projeto em andamento de implantação de 42
miniusinas de energia solar em várias localidades, com boa parte já
concluída.
As iniciativas em São Paulo atendem às novas exigências
de incluir programas de sustentabilidade nos processos licitatórios
para as concessionárias e empresas vencedoras de concorrências públicas.
Os projetos fotovoltaicos da Eixo SP, que incluem miniusinas em solo,
módulos fotovoltaicos em telhados e contratação remota de
empreendimentos próximos, são desenvolvidos pela TTS Energia, empresa de
engenharia e construção de usinas solares no Brasil, responsável desde o
projeto executivo, obra até a conexão na rede elétrica.
Somente nas praças de pedágio da concessionária, são
oito sistemas solares implantados nas coberturas desde 2021, perfazendo
um total de 2 mil módulos fotovoltaicos e 831 quilowatts-pico (kW) de
potência, localizados em vários pontos de rodovias que cortam as cidades
de Piracicaba, São Pedro, Santa Maria da Serra, Torrinha, Piratininga,
Garça, Oriente e Cabrália Paulista.
Já nas centrais de Serviço de Atendimento ao Usuário
(SAUs), são 32 sistemas de geração própria solar nos telhados, num
projeto iniciado em 2022 e com conclusão prevista para 2025. Cerca de
53% dos sistemas fotovoltaicos já foram entregues e estão em
funcionamento. Ao todo, são 2,3 mil módulos fotovoltaicos, que somam
1,21 MWp de potência.
As usinas entregues pela TTS Energia à Eixo SP também
contemplam uma central fotovoltaica remota de solo, em que a energia
produzida é transferida para outras unidades consumidoras da
concessionária. Neste caso, o empreendimento conta com 1,2 mil solares e
660 kWp.
A concessionária possui ainda um sistema solar no
telhado na sua sede administrativa, em São Carlos. O projeto, de menor
porte, conta com 224 módulos fotovoltaicos e 91,84 kWp.
O contrato assinado com o governo paulista prevê
investimentos de R$ 14 bilhões em infraestrutura e tecnologia em 30 anos
de concessão. Serão duplicados 600 quilômetros de rodovias, além da
construção de acostamentos, vias marginais e ciclovias. O Serviço de
Atendimento ao Usuário (SAU) já funciona 24 horas por dia ao longo do
trecho, dando suporte de emergência aos usuários.
Para Jacques Hulshof, diretor executivo da TTS Energia,
o uso de energia solar pelas concessionárias de rodovias é uma grande
tendência no Brasil e no mundo, já que oferece energia limpa e
competitiva para abastecer as operações cada vez mais digitalizadas e
automatizadas.
“A parceria com a Eixo SP é de longa data, com dezenas
de projetos já desenvolvidos. E a perspectiva é que tenhamos um
crescimento ainda mais robusto no próximo ano de projetos junto às
concessionárias de rodovias, já que a tecnologia fotovoltaica é
atualmente uma das principais soluções de segurança e suprimento
energético para esse tipo de atividade, além das próprias exigências das
licitações no Brasil, de incluir iniciativas de sustentabilidade por
parte das licitantes contratadas”, aponta.
De acordo com Sergio Santillan, diretor-presidente da
Eixo SP, a eficiência energética é uma bandeira da Concessionária.
“Fazemos parte de um marco histórico no sistema de gestão de rodovias.
Além das instalações com energia fotovoltaica, caminhamos para ter uma
frota 100% composta de veículos elétricos e energia renovável. E, num
futuro próximo, seremos o maior corredor viário da América Latina com
eletropostos”, conclui.
Por Thiago Nassa