Picnic do Organic Festival Trancoso no Quadrado (Foto: Divulgação)
Saiba como foi a 5ª edição do Organic Festival Trancoso
Com a missão de escrevermos uma síntese da última edição e começarmos uma newsletter Organic Festival Trancoso, que pretendemos manter ativa ao longo do ano, naturalmente estávamos analisando números e dados desta 5ª edição.
Enquanto eu e Charles falávamos disso essa manhã, eu ainda em Trancoso e tomando meu 10º expresso do dia, ele prestes a embarcar em um voo, nos demos conta de que não devemos nos concentrar em métricas ou alcance de mídia que possam encher nossos patrocinadores futuros de ambição (oremos!), mas que deveríamos simplesmente compartilhar o que o evento significou.
O Organic Festival foi um sucesso. Maior do que nós dois, Wilbert ou Lili, ou nossa equipe poderia ter imaginado.
Foi um sucesso pois alcançou seu propósito inicial, que sempre foi simplesmente ser INSPIRADOR, da maneira mais perfeita possível.
Começamos o festival em 2017 em um mundo envolto em crise ambiental onde a esperança era obviamente o sentimento mais raro e mais necessário possível.
O Organic Festival 2024 foi descrito como “maravilhoso e lindo” pelas mais variadas fontes, moradores locais, jornalistas, chefs, empresas, patrocinadores, dos mais simples aos mais sofisticados de nossos vizinhos, até pela prefeitura (que ano passado recusou-se a nos conceder um alvará!). “Maravilhoso” e “lindo” são adjetivos intangíveis mas perfeitos para descrever a atmosfera utópica de colaboração, comunidade e amor que queríamos criar.
Falando de amor, o sentimento esteve presente até no processo de escolha de nossa identidade visual para o evento, que acabou fluindo para um estilo hippie que a princípio gerou desconfiança mas que no fim foi propício, afinal um movimento que prega paz e amor não está tão distante de nossa meta com o festival. Talvez um complemento mais moderno para a expressão possa ser “paz, amor e planeta”.
Obrigada a todos por todo o tempo, todos os minutos e segundos, dedicados ao festival. Valeu a pena e esperamos que tenham achado recompensador. Nunca vimos nada como esse evento em qualquer outro lugar, e as memórias que guardamos desta edição nos trazem calma nos momentos mais angustiados e nos fazem refletir que “afinal, essa é uma conquista da qual podemos ter muito orgulho.”
Por Gisneila Mota Souto