Isaac Karabtchevsky regendo a Orquestra Sinfônica Heliópolis em concerto na Sala Minas Gerais / Foto: André Grecco
Orquestra Sinfônica Heliópolis encerra temporada 2024 com concerto no Teatro B32 sob regência de Isaac Karabtchevsky
A Orquestra Sinfônica Heliópolis se despede da temporada 2024 em grande estilo com um concerto no Teatro B32, no dia 12 de dezembro, às 20h. Sob a regência de Isaac Karabtchevsky, um dos maiores nomes da música clássica brasileira, o evento promete uma noite repleta de emoção, virtuosismo e celebração. Este será o último concerto erudito do ano promovido pelo Baccarelli, encerrando uma temporada marcada por apresentações memoráveis. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro B32 ou pela plataforma INTI.
O programa selecionado une obras consagradas da música clássica. A Sinfonia nº 4, de Robert Schumann, abrirá a noite, conduzindo o público por uma jornada de intensidade emocional, marcada pela fusão contínua dos seus movimentos. Em seguida, a orquestra interpreta a vibrante abertura de O Barbeiro de Sevilha, de Gioachino Rossini, conhecida por seu ritmo e energia contagiantes. Para encerrar, a majestosa Marcha Triunfal de Aida, de Giuseppe Verdi, promete uma apoteose de grandiosidade e exaltação.
Este concerto é mais do que uma apresentação musical; é uma celebração do poder transformador da arte. A Orquestra Sinfônica Heliópolis é composta por jovens talentos de comunidades carentes, que encontram na música um caminho de superação e excelência. Sob a liderança do maestro Isaac Karabtchevsky, que celebra seus 90 anos de vida e carreira em 2024, a orquestra continua a encantar plateias e a reforçar a importância da música como instrumento de transformação social.
Além da apresentação presencial no Teatro B32, o concerto será transmitido ao vivo pelo canal oficial do Baccarelli no YouTube, ampliando o acesso a esse momento especial.
Sobre o Baccarelli
O Baccarelli foi criado em 1996, após um gesto solidário do maestro Silvio Baccarelli (1931- 2019), que decidiu fazer algo pelas famílias desamparadas após um incêndio na favela de Heliópolis. A missão de transformação e inclusão social por meio da educação começou com o ensino de música para 36 crianças. Hoje, o Baccarelli é uma das organizações sociais mais respeitadas do país, e é responsável por 13 polos educativos da cidade de São Paulo – a escola de música em Heliópolis e as 12 unidades dos CEUs, os Centros Educacionais Unificados, que administra em gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo.
Sua sede, em Heliópolis, é um prédio moderno e com alto padrão de excelência para o ensino da música e da dança. Além de atender 1.400 alunos anualmente, o Núcleo Heliópolis mantém 4 grupos artísticos – entre eles, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, primeira orquestra nascida em uma favela. Com direção artística de Isaac Karabtchevsky, decano da regência nacional, o trabalho de impacto social promovido em Heliópolis é um grande exemplo de sucesso em nosso país. Além das aulas, o núcleo conta com uma frente de Serviço Social para alunos e suas famílias, o Restaurante Baccarelli no combate à insegurança alimentar, e irá inaugurar o Teatro Baccarelli, a primeira sala de concertos em um território de favela.
Toda essa experiência acumulada em quase 3 décadas preparou o Baccarelli para desafios maiores. Em 2022, por meio de termo de parceria assinado com a SME, assumiu a gestão de 12 CEUs da cidade de São Paulo. Dessa forma, amplia sua atuação oferecendo a educação em suas mais diferentes formas, incluindo esporte, cultura e lazer, para mais 12 territórios da cidade. Seguindo as diretrizes estabelecidas pela SME, o Baccarelli tem como marca de sua gestão a transparência e o diálogo constante com população, poder público e instituições parcerias, sempre em prol do desenvolvimento da educação na cidade de São Paulo.
Por Erika Borges