Agnaluce Moreira na premiação/ Foto: Acervo Sabin
Sabin conquista Prêmio Benchmarking Saúde 2024 como melhor ‘Laboratório de Análises Clínicas’
O trade de saúde se reuniu, na noite desta terça-feira, 3, para celebrar os melhores profissionais e empresas do segmento, com a entrega da edição 2024 do Prêmio Benchmarking Saúde. A cerimônia – que ocorreu no Hotel Fasano, no Centro Histórico de Salvador – destacou o Sabin Diagnóstico e Saúde, que foi reconhecida como o melhor “Laboratório de Análises Clínicas”. Em anos anteriores, a empresa também conquistou a premiação, mostrando o compromisso com a excelência nos serviços oferecidos à população.
A honraria, de acordo com Agnaluce Moreira, gestora do Sabin na capital baiana, enfatiza o investimento da empresa em novos exames, inclusive na área de genômica, além de buscar ter as pessoas no centro do cuidado, focando na excelência no atendimento e na qualidade. “Presente na Bahia desde 2009, o Sabin oferece medicina diagnóstica com inovação, qualidade e precisão na realização de exames e esse diferencial fez com que a empresa fosse reconhecida por sua atuação local. Mais uma vez, essa importante premiação nos deixa muito orgulhosos, principalmente no ano em que o Grupo Sabin completa 40 anos”, afirma a gestora, destacando que a empresa investe continuamente no desenvolvimento de novas metodologias diagnósticas por meio de pesquisas técnico-científicas, sempre focando em tecnologia e segurança.
Um dos destaques mais recentes, no campo da inovação, é o exame inédito no país desenvolvido pelo Sabin que usa tecnologia de biologia molecular para detecção, em uma única amostra, de seis vírus: Oropouche, dengue, zika, chikungunya e as febres amarela e do Mayaro. Esse painel molecular, feito por meio do PCR em tempo real qualitativo, é capaz de oferecer um diagnóstico preciso, a partir dos primeiros dias dos sintomas, fornecendo informações cruciais para o tratamento direcionado. O exame, que tem resultado disponível em até quatro dias úteis, está acessível nas unidades do Sabin em Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.
Outra área importante na medicina diagnóstica do Sabin é a de genômica, que oferece exames inovadores para bebês, como o Teste Genético da Bochechinha. O exame – reconhecido internacionalmente no Annual Scientific Meeting & Clinical Lab Expo (EUA) – permite identificar 520 doenças genéticas ainda nos primeiros dias de vida, a exemplo da Atrofia Muscular Espinhal (AME), antes mesmo do seu desenvolvimento, e a Síndrome de Turner.
Em outra inovação, a equipe do Sabin desenvolveu a metodologia que investiga a presença do citomegalovírus (CMV) no Teste da Bochechinha. A empresa foi pioneira ao integrar um diagnóstico de uma doença infecciosa ao exame que detecta marcadores de doenças genéticas. Além disso, a empresa desenvolve uma série de painéis genéticos para rastreamento de vários tipos de câncer.
O Sabin também criou uma metodologia para detectar a nova variante do vírus da Mpox, a 1b. O teste RT PCR Mpox é realizado a partir da amostra coletada com swab, uma espécie de cotonete.??Além disso, os testes para covid foram atualizados para diagnosticar a doença causada pela nova variante XEC.
Por Juracy dos Anjos