Foto: Marcelo Camargo/AgênciaBrasil/Arquivo O Candeeiro
Vacina contra pólio deixa de ser “gotinha”
Por Katia Maia
Com mudança, Ministério da Saúde adota esquema vacinal mais eficaz, mas Zé Gotinha se mantém firme e forte como símbolo da proteção infantil
A partir de agora, a vacinação contra a poliomielite no Brasil tem uma novidade: a famosa vacina “gotinha”, que é a vacina oral poliomielite bivalente (VOPb) foi substituída por uma única dose injetável, da vacina inativada (VIP).
O Ministério da Saúde explicou que a mudança traz uma proteção maior e segue práticas adotadas em países como os Estados Unidos e outros da Europa. A atualização do esquema vacinal vai trazer mais proteção para as crianças e deixar o Brasil alinhado com as diretrizes internacionais
Agora, o novo esquema é simples: são três doses injetáveis aos 2, 4 e 6 meses de idade, com uma dose de reforço aos 15 meses. O novo esquema de vacinação já está valendo nos postos de vacinação. O Ministério já enviou orientações aos estados, que devem preparar as salas de vacinação em todos os municípios.
E atenção: até o final de novembro, todas as doses lacradas da vacina “gotinha” que ainda estiverem em estoque serão recolhidas. A proteção contra a poliomielite agora será apenas injetável.
Ah, e pode ficar tranquilo! O Zé Gotinha continua firme e forte, fazendo o que sempre fez de melhor: levar proteção e ajudar no combate às fake news sobre vacinas. Ele continua sendo o símbolo da imunização, pronto para conscientizar e proteger todas as crianças!
Então, pais e responsáveis, é preciso estar atento! Procurem a unidade de saúde mais próxima e mantenham o calendário vacinal das crianças em dia. Afinal, vacina é segurança e saúde para todos.
Fonte: Agência Voz