
Foto: Reprodução
ARTIGO - O papel dos engenheiros agrônomos na valorização da agricultura familiar durante as festas juninas = Por Danilo Alves
A festa de Santo Antônio, de São João e de São Pedro vai muito além de encontrar amigos e familiares, pular fogueiras, soltar fogos e dançar quadrilha. É também uma oportunidade de saborear os diversos produtos derivados do milho, mandioca, arroz, amendoim, gergelim, entre outros cultivos, que foram planejados e plantados durante o período das chuvas.
Além disso, não podemos esquecer das delícias como o frango e o porco assados, que tanto apreciamos, dos licores de diversos sabores e outras iguarias que o campo pode nos oferecer, tornando esta época do ano tão deliciosa e agradável.
Nós, Engenheiros Agrônomos, nos sentimos extremamente orgulhosos em fazer parte destes festejos. Afinal, nos momentos de trabalho árduo, quando os produtores rurais estão debaixo do sol forte, combatendo pragas e doenças das plantas para torná-las produtivas, a fim de abastecer mercados e alimentar animais, somos nós que oferecemos toda a assessoria técnica e transferimos conhecimento para que eles alcancem seus objetivos.
É graças ao trabalho dos Engenheiros Agrônomos que a agropecuária cumpre seu dever social de fixar as famílias no campo e de levar produtos de qualidade à mesa da população. Sou imensamente feliz por ter escolhido essa profissão e agradeço a Deus todos os dias por me permitir exercê-la.
Danilo Alves Pereira é Engenheiro Agrônomo e inspetor-chefe do Crea-BA em Santa Maria da Vitória