
Foto: Reprodução Portal M!
Sílvio Batalha adota praça no Rio Vermelho e dá exemplo de como colocar a cidadania em prática
No seu bairro tem uma cantinho que merecia ser melhor explorado? Um campo de futebol que necessita de mais atenção? E uma praça que poderia ser ponto de encontro dos moradores se fosse bem cuidada e bonita?
O Inspiração desta semana conta a história de Sílvio Batalha, o morador do Rio Vermelho que resolveu fazer a sua parte para preservar, cuidar e oferecer ao bairro um local de convivência bonito e arborizado. O verde vivo e o colorido das flores da Praça Engenheiro Carlos Batalha são resultado dos cuidados do aposentado.
No centro da praça, que possui um piso em ladrilhos azuis, vermelhos e amarelos em formato de sol, está o busto em homenagem a Carlos Batalha, pai de Sílvio. Foi nesse lugar, cheio de história e de amor pelo bem-estar social, que o Portal M! conheceu Sílvio. Seja dia ou noite, ele está na praça que leva o nome do seu pai regando todas as plantas, deixando o ambiente limpo e em ordem.
"Essa praça faz parte do roteiro do meu existir. Nessa Rua Alagoinhas, o meu pai construiu a residência da nossa família, e eu passei toda a minha infância e adolescência nesse logradouro", contou.
A Praça Carlos Batalha foi inaugurada pela Prefeitura de Salvador em 2016. Ao adotar o equipamento público, através do programa Verde Perto, Sílvio se comprometeu com a manutenção. "Eu mantenho a praça com a energia do meu coração. Porque neste local, que é cuidado como se fosse a extensão da minha casa, eu cuido com as minhas próprias mãos", completou.
Para qualquer pessoa que pergunta o porquê de tanta dedicação à praça, a resposta que está na ponta da língua sai do coração. "Eu decidi por essa adoção em reconhecimento e gratidão ao meu pai, por tudo que não apenas fez por mim, mas por nossa cidade e por nosso estado. Então esta é uma dedicação de cidadão que eu faço a cidade que nasci e que vivo há 73 anos", explica Sílvio.
O cuidado que íilvio dedica diariamente à área de lazer perto de sua casa não é somente uma homenagem ao pai, mas, também, uma contribuição a cidade em que vive. Ele é uma inspiração de como um cidadão pode participar da gestão municipal. Para o filho de Batalha, cuidar da área pública é uma satisfação indescritível.
"É interessante que qualquer pessoa que ache que pode colaborar com a cidade, procure o programa Verde Perto da Prefeitura de Salvador e se inscreva como pessoas física ou jurídica, para dar sua modesta colaboração, para a cidade que a gente mora, porque é importante a participação social no complexos públicos da cidade", finalizou.
História
O projeto de construção da praça surgiu por meio de uma indicação do vereador Pedro Godinho, na Câmara Municipal de Salvador. A homenagem ao engenheiro Carlos Batalha se deu por conta de sua trajetória profissional. Ele foi responsável por obras de grande porte na capital baiana, como o antigo Teatro Castro Alves, a primeira urbanização do Dique do Tororó, o túnel Teodoro Sampaio e outros.
Verde Perto
O programa Verde Perto, da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar e Proteção Animal, permite que qualquer pessoa física ou jurídica possa adotar uma dessas áreas públicas, a fim de contribuir com manutenções, assim como fez Silvio Batalha. Para cooperar com uma revitalização, o interessado deverá demonstrar o interesse junto à Secis, encaminhando proposta de adoção e documentação (CPF ou CNPJ, certidões negativas e proposta-resumo).
Fonte: Portal M!