Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
Atletas baianos apoiados pela Bracell ganham medalhas em competição de karatê no Chile
Pelo terceiro ano consecutivo, os karatecas da comunidade quilombola do Cangula, no município de Alagoinhas, fizeram bonito em uma competição internacional, representando a Bahia. O campeonato da vez ocorreu na província de Copiapó, na região de Atacama, no Chile, e foi realizado neste sábado, 7, e domingo, 8. Ao todo, os atletas apoiados pela Bracell conquistaram cinco medalhas, sendo uma de ouro e quatro de prata. A dourada foi obtida por Helder Pereira, na modalidade Kumite, que também levou a prata por equipe, na modalidade Kata, juntamente com Alisson Carulino.
Outro destaque na competição foi o karateca Eric Vitor. O esportista – que já foi campeão mundial na Argentina, em 2022, e campeão em Kumite por equipe em 2023, também no Chile – trouxe duas medalhas de prata na Kumite. Beatriz Victória também conquistou a prata nessa modalidade. Além deles, mais dois atletas do Cangula participam da competição: Alan de Jesus, campeão sul-americano em Kumite, e Brenno de Santana, campeão sul-americano de karatê, ambos no Chile, em 2023. Todos foram acompanhados pelos técnicos Orlando Filho e Franciele da Silva.
O treinador destacou a contribuição da Bracell para que os atletas pudessem participar da competição no Chile: “Sem a Bracell, seria impossível termos viajado para o Chile. Isso porque 90% das despesas de toda a equipe foi arcada pela empresa”.
“Ver a vitória dos atletas do Cangula, que é uma comunidade quilombola apoiada pela Bracell na Bahia, é inspirador e motivo de orgulho. Por isso, queremos parabenizar toda a equipe que representou Alagoinhas e a Bahia nesta competição internacional, mostrando todo o potencial do esporte”, afirma Fábio Sento Sé, coordenador de Responsabilidade Social da Bracell Bahia. Ele destaca ainda que a empresa incentiva a equipe de karatê do Cangula como forma de contribuir para o desenvolvimento dosatletas e da própria comunidade, que podem se inspirar nesses talentos.
Por Juracy dos Anjos