Foto: Caroline Morais
SUS amplia combate ao câncer com inovações tecnológicas
Por Janary Damacena
No Brasil, o câncer de mama é o tipo mais comum e a principal causa de morte por câncer em mulheres. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são descobertos mais de 73 mil novos casos por ano no Brasil. Para mudar essa realidade, o Ministério da Saúde lançou o primeiro Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para o câncer de mama no SUS.
Esse novo protocolo é um marco no tratamento oncológico e inclui cinco procedimentos inovadores que estarão disponíveis em centros especializados de todo o país. Entre eles estão medicamentos avançados, como os inibidores de quinases CDK 4 e 6, e técnicas modernas, como a videolaparoscopia oncológica, que é minimamente invasiva.
A ideia é padronizar o atendimento, garantir diagnósticos rápidos e acesso igualitário ao melhor tratamento, independentemente de onde o paciente viva ou de sua condição financeira.
Entre 2023 e 2024, o SUS incorporou um total de 67 novas tecnologias, sendo 16 voltadas exclusivamente para o combate ao câncer. As inovações tecnológicas contemplam diferentes tipos de câncer, como Mieloma Múltiplo, Leucemia Linfocítica, Câncer de Pele, de Pulmão, de Ovário e Colo do Útero, além de outros. Essas inovações tecnológicas abrangem desde novas terapias medicamentosas até avanços para diagnóstico mais preciso e tratamentos mais eficientes.
Fonte: Agência Voz