FECAP, localizada na Liberdade, região central da capital paulista. Foto: Divulgação
17/10, Dia do Profissional de Propaganda: saiba mais sobre o setor e atuação na área
No dia 17 de outubro, celebra-se o Dia do Profissional de Propaganda, uma data que reconhece a criatividade e o comprometimento dos publicitários em promover campanhas que conectam marcas e consumidores.
A propaganda desempenha um papel central na
economia, estimulando a concorrência e incentivando a inovação em
produtos e serviços, e a reflexão sobre as transformações da profissão e
as oportunidades que surgem com a evolução tecnológica é
essencial para o aprimoramento do setor.
Segundo Felipe Crespo, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP),
a profissão passou por transformações profundas ao longo das últimas
décadas. “O profissional de hoje precisa ter um repertório vasto. Não
basta dominar a publicidade; é necessário
conhecimento em sociedade, economia, artes, finanças e, acima de tudo,
humildade para aprender constantemente. O ritmo das mudanças
tecnológicas é acelerado, e aqueles que não se atualizarem ficam para
trás.”
Com a ascensão da Inteligência Artificial
(IA) e outras tecnologias disruptivas, o mercado publicitário foi
forçado a se adaptar. “A IA não vai tirar o emprego de ninguém”, diz
Crespo. “Ela vai tirar o emprego de quem não souber usá-la.
Portanto, o desafio é incorporar essa nova ferramenta da melhor maneira
possível, usando-a para otimizar a criação e execução de campanhas.”
Para quem deseja ingressar na área, Crespo
destaca a importância da curiosidade e da capacidade de observar o
cotidiano. “O bom publicitário é aquele que tem repertório, que lê
muito, que conversa com pessoas de diferentes origens e pontos de
vista. Essa abertura de pensamento é fundamental para criar campanhas
relevantes e inovadoras.”
O mercado publicitário também tem sido
profundamente impactado pelas mudanças nos comportamentos de consumo,
cada vez mais digitais. “As marcas precisam repensar sua comunicação.
Estamos vivendo uma fase onde os novos pontos de contato com o
consumidor são oportunidades de se destacar, desde que a marca seja
relevante”, ressalta Crespo.
Um levantamento realizado pela Serasa
Experian em janeiro de 2024, “Perfil dos Publicitários no Brasil”,
revelou que há quase 200 mil profissionais de propaganda no país.
Desses, 22,7% são empreendedores ou profissionais liberais. A pesquisa
também mostrou que 46,7% dos publicitários têm renda entre R$ 2.501 e R$
5 mil mensais, sendo que 28,6% deles estão na faixa de até R$ 2.500. Em
termos de classe social, 7,4% pertencem à classe A, 49,1% à classe B e
31,9% à classe
C.
A profissão, regulada no Brasil pela Lei nº
4.680/65 e promovida pela Associação dos Profissionais de Propaganda
(APP), se destaca como uma das mais importantes na economia criativa.
Conforme a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), existem
cerca de 196 mil pessoas empregadas diretamente no setor de publicidade,
sendo que a maior concentração está na região Sudeste, especialmente em
agências e consultorias de publicidade, e nos provedores de conteúdo na
internet.
Filipe Vietri Crespo é publicitário formado pela Universidade Católica de Santos, mestre em Administração com ênfase em Finanças pela FECAP, e possui certificações em mídia no Brasil e no exterior. Com passagens por agências renomadas como Ogilvy, África, WMcCann e JWT, atendeu grandes marcas como P&G, Bradesco, Unilever e Mastercard. Foi consultor de mídia do McDonald’s Brasil e participou de campanhas de sucesso. Professor de Mídia e Planejamento em diversas instituições, é coordenador do curso de Publicidade da FECAP. Crespo também é sócio fundador da Creativosbr e acumula prêmios e reconhecimentos na área publicitária.
Sobre a FECAP
A Fundação Escola de Comércio Álvares
Penteado (FECAP) é referência nacional em Educação na área de negócios
desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade no
Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação,
Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos e livres.
Diversos indicadores de desempenho comprovam a qualidade do ensino da
FECAP: nota 5 (máxima) no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de
Estudantes) e no Guia da Faculdade Estadão
Quero Educação 2021, e o reconhecimento como melhor centro universitário
do Estado de São Paulo segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), do
Ministério da Educação. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos
de Instituição de Ensino Superior
do País, a FECAP está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota
máxima.
Fonte: Ascom/FECAP