Susan, Marcos, Gabi e Wesley, fundadores da Gran Maître Filmes | Foto: Taylla de Paula
Cineastas baianos consolidam produtora com foco em narrativas negras e grupos sub-representados
Foi com o intuito de ressignificar questões sociais através de histórias e narrativas interessantes, e também promover um espaço de criação audiovisual inclusivo e diverso para comunidades negras e grupos sub-representados, que quatro cineastas baianos fundaram uma produtora com nome inspirado em religião de matriz africana: a Gran Maitre Filmes, que tem projetos de destaque nacional e internacionalmente.
O objetivo inicial era reunir pessoas interessadas em produzir seus próprios curtas-metragens de forma colaborativa, mas os projetos foram crescendo a ponto dos diretores Marcos Alexandre e Wesley Rosa e das produtoras Susan Rodrigues e Gabriela Correia, formados pela Unijorge e Universidade Federal da Bahia e com diversas especializações no setor, decidirem lançar a produtora especializada no desenvolvimento de projetos artísticos para cinema, televisão e plataformas digitais.
O nome escolhido para o negócio foi inspirado em religiões de matriz africana, pois no contexto do vodu haitiano, “Gran Maître” é considerado o criador do cosmos, do céu e da terra, e a sua presença está no topo da hierarquia espiritual. Já consolidada no mercado, a produtora realiza parcerias e fomenta trabalhos autorais de co-produtores, cineastas, criadores e artistas emergentes que buscam um espaço inclusivo, além de curadores, players e organizadores de festivais comprometidos com a diversidade e inclusão. “Nossas narrativas priorizam as comunidades negras e grupos sub-representados, seja para cinema, TV, internet ou iniciativas formativas, desde a concepção criativa até a execução. Também promovemos a diversidade nas equipes e incentivamos um espaço criativo colaborativo e acolhedor”, afirma Marcos Alexandre, um dos fundadores.
“Os projetos refletem profundamente os valores da Gran Maître, pois através de cada filme propomos novos olhares para o cinema baiano. Buscamos contar histórias que dialoguem diretamente com as experiências das comunidades negras e outros grupos sub-representados. Acreditamos que essas narrativas podem alcançar novas audiências no país inteiro e também no exterior”, complementa Gabriela Correia. A Gran Maître tem planos de expandir as ações para outras regiões do país no próximo ano, criando um ambiente propício de negócios e produções com América Latina, África e Europa.
Novidades nas telas
Em circulação em diversos festivais nacionais está o curta-metragem "Caluim", que retrata o racismo velado. O filme também foi licenciado para o Canal Curta! e VOD Streaming e também será apresentado em festivais internacionais no México, Colômbia, Uruguai, Chile e Argentina. Além disso, o sci-fi afrofuturista “Meu Pai e a Praia”, entrou em processo de distribuição internacional e está previsto para estrear ainda esse ano. A Gran Maître iniciou as gravações em Belo Horizonte do documentário "Preguiça: a trajetória de uma Mestra", que celebra a trajetória de Cleonice Damasceno, primeira e única mulher a receber o prestigiado lenço branco da Capoeira Regional.
Outra novidade é a parceria inédita com a Open Television (OTV), premiada plataforma de streaming internacional e incubadora de mídia, e em co-produção com a Portátil e a DiALAB, para a realização do programa “Brave Futures”, que desafia cineastas soteropolitanos a criar, produzir e finalizar um curta-metragem de 3 a 7 minutos, em até 48h, usando a capital baiana como tela; e ainda o desenvolvimento do do longa-metragem "Alex" que além de ter tido importantes participações em laboratórios nacionais e internacionais, está sendo co-produzido com a Portátil para dar vida a história de um jovem bailarino negro de Salvador e a relação com sua mãe.
Por Talita Barbosa