Fotos: Divulgação / Ascom/PMC
Alunos do Paulo VI participaram de Talk Show na Casa da Música
Alunos do 8º e 9º ano da Escola Paulo VI participaram, na última terça-feira, 3, do I Talk Show DiaLogar, na Casa da Música, com o tema: “O sujeito e seu lugar no mundo”. O projeto que está inserido no Programa EduCandeias tem o objetivo de bater um papo descontraído, fora dos muros da escola, sobre a valorização da busca pelo autoconhecimento, levando-os a reconhecer que a aprendizagem acontece em todos os ambientes e enfatizando que é na escola que ele é organizado. O evento que teve como mediadoras, Lígia Cristina (Manhã) e Anna Villa Real (Tarde), contou com a presença do prefeito, Dr. Pitagoras Ibiapina, secretário de Educação, Cassio Vinicius e de Digital Influencers do município.
Em um bate papo descontraído, o prefeito, Dr. Pitagoras Ibiapina falou da importância do estudo para a formação do individuo e falou também da necessidade de formatar o ensino para atrair os jovens para a sala de aula. “Nós queremos a opinião de vocês para a execução das obras nas escolas da Rede Pública Municipal, para construir espaços acadêmicos dinâmicos e interativos para reacender em vocês a constante busca pelo conhecimento”, disse.
O secretario de Educação, Cassio Vinicius, começou a sua participação perguntando aos estudantes, qual a escolas que gostariam de ter. Em seguida falou da proposta do projeto, que é estabelecer uma conexão e dar voz aos alunos para que participem da formatação pedagógica das escolas de Candeias. “Esse evento foi pensado para ouvir vocês e proporcionar uma experiência singular. Quero dizer aqui que a Escola Paulo VI vai ser reconstruída, com uma estrutura inovadora e novo layout para incentivar ainda mais o estudo”, enfatizou Cassio.
De acordo com a superintendente pedagógica, Simone Souza, o mote para o evento é o protagonismo estudantil nesta fase de mudança e decisão que os alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental passam. “Esta é uma fase de transição onde os alunos lidam com baixa alto-estima. Esse talk show vai ouvir os jovens e a partir daí propor novos projetos”, explicou.
Para a Aluna Kércia Silva, é preciso fazer mais ações como essa, em um espaço agradável, pois essa forma inovadora chama a atenção do aluno e incentiva a participação. “Os professores precisam dar aulas assim, mais interativa, conversar sobre nossas expectativas e perspectivas. Precisamos de auxilio e de norte nessa fase de transição. A reconstrução estrutural das escolas, unida a aulas mais dinâmicas, vai nos dar mais incentivo”, comentou Kércia.
O influenciador digital, Diego Ferreira, de 23 anos, que tem o perfil no Instagram @cacheadoshomens, dialogou com os estudantes e salientou a importância de se aceitar e de ocupar o seu lugar, sem se preocupar em seguir os padrões definidos pela sociedade.
O evento foi dividido em três blocos de 20 min, tendo no primeiro bloco a participação de DJ Marve, do prefeito, secretário de educação e apresentação dos Digital Influencers. No segundo bloco foi aberto o dialogo sobre o tema, que contou com a interação dos estudantes incentivando assim o protagonismo dos jovens e trazendo-os para o espaço de visibilidade artística e acadêmica. Finalizando o evento foi a vez das perguntas e conclusões.
O evento contou com a participação dos Influencers: Diego Ferreira (@cacheadoshomens), Camila Brito (@camilasbritto), Roberta Cruz (@oxenteneguinha), Ana Júlia (@naju_xxi), Mateus França (@omateusfranca), Luana Moreira (@csmluana), Camila Lisboa (@camilalisboabeauty), Lanny Oliver (@lannyoliver3), Ana Beatriz (@anaberq), Jamile Alves (@jammilealves), Igor Dos Anjos (@igor.dosanjos.142), Juan Barreto(@antoniettabijux), Sayonara Santana (@sayonarasantanna), Joazi Maia (@maiaa.outlet), Mateus Serafin (@theuserafim)
Fonte: Ascom / PMC