Veja na galeria a foto de Enzo / Divulgação
Irmãos de Salvador estão concorrendo a vagas de graduação em Yale e Stanford
Os irmãos gêmeos Enio Ferreira Barbosa e Enzo Ferreira Barbosa, de 18 anos e moradores de Salvador, estão concorrendo a vagas de graduação nas melhores universidades do mundo. Nascidos e criados na capital baiana, ambos participam do Prep Program, uma iniciativa gratuita da Fundação Estudar que prepara estudantes brasileiros para o processo de candidatura em universidades estrangeiras. As inscrições foram prorrogadas e estão abertas até 22 de setembro.
Enio e Enzo concluíram o ensino médio em uma escola particular como bolsistas. Enio sonha cursar Ciência da Computação e Educação em Stanford e Enzo deseja se formar em Ciências Políticas em Harvard. Ambas as universidades norte-americanas figuram entre as melhores instituições de ensino superior do mundo.
O primeiro a conhecer o Prep Program foi Enio, ao ouvir a história de Geórgia Gabriela, estudante baiana que é Líder Estudar e foi e aprovada em nove universidades nos Estados Unidos. “A história da Geórgia é muito parecida com a minha. Eu e meu irmão sempre quisemos estudar fora e, quando vimos a trajetória dela, tivemos a certeza de que é possível. Busquei informações sobre o programa e, hoje, estamos buscando vagas nas melhores universidades americanas”, destaca Enio.
Enzo também enfatiza o apoio recebido no programa. “O Prep Program é como uma segunda escola. Recebemos todo o suporte para o processo de aplicação, inclusive psicológico. Estudamos cerca de seis horas por dia e, além da Fundação Estudar, contamos com o apoio incondicional de nossa mãe. Esse processo para estudar no exterior exige muito preparo, e o Prep Program nos auxilia em todas as etapas”, comenta Enzo.
O que é o Prep Program
O Prep Program é voltado para jovens com excelência acadêmica que desejam cursar a graduação no exterior e buscam apoio individualizado. Os selecionados recebem mentoria de ex-participantes e orientações completas sobre a inscrição, o processo de candidatura em uma universidade estrangeira, que é diferente do vestibular tradicional brasileiro.
Todos os anos, entre janeiro e dezembro, o Prep Program oferece mais de 200 horas de conteúdo com profissionais capacitados que fornecem suporte estratégico ao longo de todo o processo. A equipe do programa inclui egressos de universidades competitivas dos EUA, que passaram por treinamentos sobre candidaturas internacionais. Na Turma de 2023, 90% dos alunos receberam uma aceitação para uma universidade no exterior. Também são realizados workshops estratégicos semanais com membros da equipe, que recebem conteúdo exclusivo, específico e atualizado, incluindo as mudanças mais relevantes no ano do processo de aplicação, além de orientação técnica para reunir toda a documentação necessária.
Em caso de necessidade comprovada, a Fundação Estudar também concede auxílio financeiro para os custos do processo de aplicação; 80% dos alunos receberam bolsas para se candidatarem a universidades.
Quem pode participar
Os interessados devem estar no penúltimo ou último ano do ensino médio em 2024, além de se preparar para enviar a sua candidatura à universidade no ciclo 2025-2026. Os critérios incluem alto desempenho acadêmico durante o Ensino Médio, histórico relevante de participação em atividades extracurriculares, não ter ingressado em nenhuma universidade, seja no Brasil ou no exterior, e não ser beneficiário de outros programas gratuitos de preparação de aplicação.
O Prep Program contempla todas as áreas de estudo, incluindo Engenharias, Humanidades, Ciência da Computação, Ciências Sociais, Tecnologia, Relações Internacionais, Negócios e Administração, Biologia, Física, Química, Artes, Matemática, Educação, Economia, Jornalismo, entre outros. Além do apoio acadêmico, os participantes se tornam membros da comunidade Estudar.
Inscrições Abertas
A edição 2025/2026 do Prep Program prorrogou as inscrições, que seguem até 23 de setembro. Os interessados podem conferir todas as informações no site do programa.Por Carlos De Paula