Em homenagem ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Promoção Social Combate a Pobreza Esporte e Lazer da Prefeitura de Salvador, Realiza o Festival Esportivo Inclusivo
Visando proporcionar um espaço de integração e lazer para Pessoas com Deficiência (PCDs), a Secretaria de Promoção Social Combate a Pobreza Esporte e Lazer, realiza o Festival Esportivo Inclusivo, uma homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. O evento acontece no próximo dia 21, das 8h às 12h, na Praia da Preguiça.
Com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais capacitados para atender os participantes, o projeto conta com várias modalidades esportivas gratuitas e abertas ao público como aeroboxe, canoa havaiana, vôlei, xadrez, além de aulas de alongamento e treino funcional. No festival ainda haverá uma tenda de massoterapia realizada pelo Massagem às Cegas, grupo de massoterapeutas deficientes visuais e com baixa visão.
Daiane Pina, diretora da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, representando a prefeitura de Salvador. De acordo com ela, as atividades trazem uma experiência acessível e divertida. “Nosso objetivo é promover a inclusão e o engajamento da comunidade de pessoas com deficiência em atividades esportivas recreativas, garantindo uma experiência e acessível para todos os participantes”, reforça.
Lorena Lago, gestora do Kaiaulu Va’a, que vai executar através do Projeto SINAIS, a atividade de remo e canoagem, reforça a importância de ações voltadas para PCDs. “Nós acreditamos que esporte, saúde, cultura e lazer são para todas as pessoas. Essa ação reafirma mais uma vez o propósito do clube de transformar vidas através do esporte. Então é super importante poder garantir a acessibilidade e o acesso ao mar para as pessoas com deficiência, além de promover uma socialização e integração com a comunidade”.
Em relação aos profissionais que comandam as atividades esportivas estão Carlos Caetano, Lukinhas Jambeiro, Claudia Lima, além dos profissionais da equipe de acessibilidade da Diretoria da Pessoa com deficiência e monitores do clube de canoagem. Com mais de 38 anos de experiência, Carlos Caetano será responsável pelas aulas de aeroboxe e alongamento. Em suas aulas, o instrutor combina movimentos de boxe com música, proporcionando uma melhora na coordenação motora, resistência física e saúde mental dos participantes.
Já o atleta PCD Lukinhas Jambeiro será responsável por ministrar aulas de vôlei para o público. Membro da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD) da prefeitura de Salvador, ele também é integrante do Bolsa-Atleta Salvador e se sagrou Campeão Nacional de Vôlei de Praia Surdos em 2023. Além deles, Claudia Lima, que também comanda o grupo Massagens às Cegas, fica responsável pelas aulas de xadrez. A enxadrista é uma referência local no esporte, sendo vencedora do Campeonato do Nordeste FNXDV 2023.
Quem também se junta às atividades, é o Projeto Meu Sorriso, que estimula a participação de pessoas com deficiência e suas famílias na vida da Cidade, atuando no desenvolvimento de soluções de socialização. O grupo estará levando crianças para o banho de mar, além de disponibilizar os equipamentos de apoio como Cadeira anfíbio e caiaque duplo.
As atividades selecionadas para o projeto passaram pelo crivo da DPCD, sendo reconhecidas como modalidades que promovem a acessibilidade de maneira segura e inclusiva. Os interessados podem se inscrever de maneira gratuita no próprio local do evento. Para isso, basta apresentar um documento de identificação e aproveitar os benefícios da prática de diversas atividades ao ar livre.
O Festival Esporte Inclusivo conta com parcerias da Associação de Remo Salvador (ARS), Salvamar, Rua Sinalizada e da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (SEMPRE) e da Central de Acessibilidade Comunicacional de Salvador (CACS).