.png)
Foto: Divulgação
Alunos da Unime Anhanguera participam de ação de doação de sangue em Salvador
A doação de sangue é um ato de solidariedade e de extrema importância que salva vidas e melhora a saúde de muitas pessoas. A ação é crucial para tratar vítimas de acidentes, desastres naturais, e outras emergências que causam perda de sangue significativa. Cirurgias, especialmente as de grande porte, requerem transfusões de sangue para garantir a sobrevivência do paciente e o sucesso do procedimento.
Segundo o Ministério da Saúde, uma bolsa pode salvar até quatro vidas e, por ano, são realizadas cerca de 3,3 milhões doações de sangue no Brasil. Isso corresponde a taxa de doação de 16 pessoas por mil habitantes. Mesmo que o percentual de 1,6% esteja dentro dos parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de que pelo menos 1% da população seja doadora de sangue, o Ministério da Saúde trabalha constantemente para aumentar esse índice e conscientizando mais pessoas para serem doadores regulares, mantendo assim os estoques de sangue em níveis seguros.
A região com maior taxa de doação por mil habitantes é o Sul, com 19 doadores por mil habitantes, seguidos pelas regiões Centro Oeste (17 doadores), Sudeste (15 doadores), Nordeste (14 doadores), Norte (13 doadores).
Pensando nessas e em diversas outras questões, e com o intuito de promover, incentivar e conscientizar a sociedade sobre a importância do ato, 50 alunos do curso de Nutrição da Faculdade Unime Anhanguera estarão no Hospital São Rafael (HSR) de Salvador para realizar a doação.
Segundo Mônica Magalhães, professora e coordenadora da Clínica de Nutrição da Unime Anhanguera, a iniciativa visa promover saúde e bem-estar à comunidade, haja vista que o papel da instituição de ensino, é também realizar ações que geram um impacto social positivo a fim de transformar vidas e realidades.
“Doar sangue é um gesto altruísta que demonstra preocupação e empatia pelo próximo, fortalecendo os laços comunitários. Além disso, é uma forma de reforçarmos a conscientização da população, pois campanhas ou iniciativas que envolvem a doação de sangue incentivam um espírito de voluntariado na comunidade”, indica.
Segundo o Hemoba, Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia, em 2023, houve um aumento de 8,27% de voluntários à doação de sangue em relação a 2022. No ano passado, 173.409 candidatos compareceram às unidades de coleta, com 130.168 considerados aptos, enquanto em 2022, foram 160.164 atendimentos, com 118.806 doações efetivadas. De um ano para o outro teve um crescimento de 9,56% de bolsas de sangue coletadas.
Por fim, Mônica esclarece que qualquer pessoa pode realizar a doação. Confira os pontos de coleta em Salvador e os critérios. O HSR está localizado na Av. São Rafael, 2152 - São Marcos, Salvador - BA, 41253-190 e o telefone é (71) 3409-8000.
Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior do estado, consulte o site da Hemoba: hemoba.ba.gov.br
Por Deiwerson Damasceno dos Santos