Foto: Geraldo Carvalho/ASCOM CAR / Arquivo O Candeeiro
Diversidade de produtos contagia público durante 11º Festival do Umbu em Uauá
Rodas de conversas, apresentações culturais e comercialização de produtos da agricultura familiar marcaram o segundo dia do 11º Festival do Umbu, que acontece no município de Uauá até este sábado (2/03). O evento, organizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), tem como objetivo destacar a agricultura familiar através de práticas sociais, ambientais, culturais e econômicas no território Sertão do São Francisco.
O festival, que retorna após seis anos, celebra a safra do umbu e promove uma rica agenda cultural para Uauá e região. Os visitantes têm a oportunidade de assistir a shows, palestras, minicursos e visitar a Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar.
O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, destacou que o festival apresenta a diversidade da agricultura familiar baiana. “Tenho um orgulho danado de chegar aqui nesse Festival do Umbu e ver tantas coisas boas e novidades da nossa agricultura familiar baiana. É a agricultura familiar abrindo caminhos para a valorização do umbu e ampliação da comercialização dos produtos”.
Entre as novidades mais saboreadas pelo público, especialmente nesta época de verão, foram os sorvetes e picolés Sabores da Caatinga, produzidos pela comunidade Lages, vinculada à Coopercuc. Outra novidade do Festival é a presença de estandes de outras regiões do país, como a Central do Cerrado (Brasília) e a Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Coomapi), do Piauí.
O responsável técnico da Coomapi, Sérgio Viana, observou a importância do evento para a região. “Nós fomos convidados pela Coopercuc para fazer esse intercâmbio expondo os nossos produtos e estou vendo uma movimentação intensa de pessoas, o que é bom para divulgar a nossa marca”, disse Sérgio.
O diferencial de produção com as polpas orgânicas dos sabores típicos do Sertão, como umbu e licuri, foram destacados pela analista socioambiental Marailza Félix. “Para nós que somos daqui e também para os que vem de fora, é maravilhoso saborear o umbu em forma de sorvete, que fica muito mais gostoso”, ressaltou.
O 11º Festival do Umbu segue até este sábado (02/03), na Praça São João Batista, no centro de Uauá. O evento acontece, de forma gratuita, a partir das 9 horas, e conta ainda com exposições, apresentações culturais e de artistas regionais.
Por Silvia Costa