
Foto: Divulgação
PT registra quase quatro mil novas filiações na Bahia em aproximadamente 90 dias
O Partido dos Trabalhadores da Bahia (PT-BA) registrou 3.791 filiações ao diretório estadual de abril a 1º de julho deste ano. Somente no dia primeiro de julho, foram 2.182 novas filiações. As cidades que mais registraram crescimento foram Salvador (1.235), Lauro de Freitas (189), Maragojipe (173), Camaçari (86), Feira de Santana (60) e Alcobaça (57).
Na avaliação da sigla, o aumento da busca pela filiação a partir do mês de abril se deu após a retomada dos direitos políticos do ex-presidente Lula, que teve um efeito imediato no número de novos filiados em todo o país.
O PT Bahia também atribui as novas filiações no estado à gestão de Rui Costa, aprovada por 68,5% da população, de acordo com pesquisa do instituto Paraná, publicada em março deste ano, e à pré-candidatura do senador Jaques Wagner ao governo da Bahia.
Mobilização
O crescimento se deu ainda por conta dos Encontros Setoriais, que serão realizados neste segundo semestre para organizar os diferentes setores de atuação do PT, renovar as Secretarias e as Coordenações Setoriais, debater a relação com os Movimentos Sociais, a mobilização do PT e a inovação da ação partidária.
De acordo com a secretária de Movimentos Populares e Setoriais do PT da Bahia, Luciene Santana, é fundamental ampliar a participação política dos filiados e filiadas as nas políticas setoriais do Partido.
"São espaços de formação de novas lideranças, diálogo com movimentos sociais e populares. Além da atualização programática do nosso partido", acrescentou a secretária, ao destacar que devido à pandemia do coronavírus, os encontros setoriais serão realizados de forma virtual.
Fonte: Portal M!