ARTIGO - O ensino híbrido e as tecnologias que mudarão as novas formas de educação - Por Genivaldo Santos
O futuro chegou! Esta afirmação não é nova, mas ganhou novos contornos e formas no mundo pós Covid-19. A educação brasileira pode ganhar novo formato a partir de 2021. Até então nenhuma novidade, mas analisando friamente o que aconteceu neste ano de 2020, podemos delinear um futuro promissor para a educação acelerado pela necessidade de inovação das instituições de ensino superior e as escolas particulares, mais uma vez o ensino público ficou prejudicado. Contudo o cenário não é de tudo desanimador. Parafraseando um famoso político do cenário nacional, “nunca antes na história deste país” se viu a internet ter tanto conteúdo produzindo com fins educacionais. Os Podcasts, Chats, Webnar, Lives, E-books e outras tecnologias foram tão utilizadas por educadores e estudantes de todos os níveis. Isto é considerado um avanço tecnológico, pois a internet tem muito a oferecer, e se utilizada com inteligência para finalidades educativas ainda trará muitos avanços e conquistas. A começar pela democratização do espaço. Visto que existem muitas tecnologias que são acessadas sem custos e isso pode ser muito bem aproveitado.
O Youtube, por exemplo, além de oferecer uma infinidade de vídeos gratuitos, também oferece a oportunidade do educador produzir conteúdos para compartilhar com suas turmas, sejam elas numa instituição de ensino ou num curso livre. O Facebook, além de uma rede social muito acessada, também pode oferecer diversos conteúdos através das contas do usuário que além de participar de grupos de discussão, pode também criar páginas para diversas finalidades. Justamente aí surgem as oportunidades de disseminação de conteúdos educacionais e aprendizado gratuito. E o que é melhor, como na web tudo é muito instantâneo e acessível. As informações circulam numa velocidade muito maior de que numa sala de aula tradicional. O que precisamos é estar atentos às oportunidades e não permitir que o pensamento colonial recoloque as instituições nas amarras da burocracia e nas paredes concretadas que cerceiam o conhecimento. Não devemos recuar nesta empreitada, é necessário cautela e perspicácia para surfar na crista da onda nesta realidade que se apresenta diante de nós. “O futuro não é mais como era antigamente”.
A internet, tal como qualquer outra tecnologia pode aproximar ou distanciar ainda mais as pessoas, mas nenhuma tecnologia por si só tem a capacidade de mudar as coisas, senão o uso que fazemos delas. Cada educador tem a oportunidade de inovar e buscar seu espaço neste latifúndio que é a web. Mas também sabe que encontrará uma infinidade de mentes e saberes os quais ele não ainda não se sente preparado para interagir, mas quer saber? “O futuro é uma folha de papel em branco e nele pintamos com as cores que nos convém”. Temos que ser corajosos e resilientes, pois “não nascemos prontos” como diz Mario Sergio Cortela em um de seus livros. A cada momento surge uma nova tecnologia que impulsiona ainda mais os conteúdos, quem no início do século XXI imaginou que surgiriam tantos programas de streaming gratuitos? Ou até mesmo laboratórios virtuais para simulação de atividades. Isto tudo graças à gamificação da web. Pois enganam-se aqueles que acreditam que jogos são apenas passatempos ou distrações viciantes. Tudo tem sua utilidade, basta saber o jeito certo de utilizar. O que está ultrapassado são os educadores autoritários e sabedores de tudo ou mesmo os chamados “donos do saber”. Com a velocidade da mudança chega também a necessidade de atualização, e isso cada vez mais rápido e mais constante. Tecnologias e ferramentas que servirão para o desenvolvimento de talentos da geração Z. Logo chegará o 5G e a internet de altíssima velocidade. Com a instantaneização dos conteúdos e ferramentas. A EAD, antes tão discriminada, agora surge como alternativa viável e coerente aos sistemas de ensino seja na iniciativa privada ou na rede pública. O ensino híbrido é a opção mais adequada para dar conta de um grande contingente de mentes ávidas por conhecimento e sem grandes oportunidades. Ao educador cabe saber selecionar e direcionar o melhor conteúdo e ressignificar as informações para transformá-las em conhecimento válido. Para aqueles que souberem aproveitar as ferramentas e tecnologias da web são a grande oportunidade de se destacar neste cenário educacional frustrante e cansativo. As ferramentas são muitas e as oportunidades incontáveis. Basta saber observar e aproveitar o momento certo e o melhor ambiente. O que dissemos aqui sobre a educação se aplica também em outras áreas. Seja Bem vindo educador 3D no mundo 4.0 o século XXI ainda está só no começo. Ainda dá tempo transformar educação desse país.
Genivaldo Santos é coordenador do ICB – Instituto do Conhecimento da Bahia