
Insociabilidade, 2024 / Foto: Ding Musa
Galatea Salvador recebe exposição "Ininteligibilidade" de Isay Weinfeld
A Galatea Salvador anuncia Ininteligibilidade, primeira exposição a itinerar de São Paulo para a capital baiana. A individual de Isay Weinfeld apresenta obras elaboradas a partir de objetos garimpados pelo artista em diferentes contextos, como feirinhas e mercados de pulga ao redor do mundo. Com humor e sarcasmo sutilmente instilados, Weinfeld não apenas lança um olhar crítico sobre contradições da contemporaneidade, mas também as desconstrói, de maneira delicada e perspicaz. Em Salvador, a mostra traz seis obras diferentes daquelas que compõem a seleção original, incluindo três inéditas. A estreia está marcada para 24 de abril, às 18h00, na R. Chile, 22, Centro.
Flores de tecido e papel crepom, bonecos de porcelana e molduras são algumas das peças encontradas por Isay em suas andanças — e que, aqui, combinadas, compõem as obras da exposição. Ao reunir objetos comuns do cotidiano, Weinfeld faz pequenas provocações que, entre o afeto, a crítica e o humor, convidam à reflexão sobre temas e tensões do nosso tempo.
Sobre a produção, Isay Weinfeld comenta: “São objetos curiosos que fui colecionando e, com o tempo, combinando e ressignificando. O humor é algo muito presente na minha vida, que preciso de alguma forma extravasar. Fazer cinema e exposições me dão essa oportunidade.”
Na ocasião da abertura, Weinfeld lançará ainda os livros Isay Weinfeld / Works, editado pela Rizzoli NY, que reúne 50 projetos de sua carreira como arquiteto, e ISAY W, editado pela Oro Publishers, uma compilação das fotos de seu perfil no Instagram, @isayweinfeld.
Sobre o artista
Isay Weinfeld é o arquiteto fundador do escritório que leva seu nome e está localizado em São Paulo, Brasil, desde sua criação, em 1973. Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1975, Isay conduz um estúdio de caráter multidisciplinar, voltado à criação e desenvolvimento de projetos nas mais diversas áreas — residencial, comercial, hotelaria, design industrial, entre outros —, oferecendo sempre serviços completos de arquitetura e design de interiores.
Entre os inúmeros trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos, destacam-se os hotéis projetados para o Grupo Fasano em São Paulo, Punta del Este e Porto Feliz; o edifício La Petite Afrique em Mônaco; o Edifício Jardim, e o restaurante Le Pavillon para o chef Daniel Boulud, em Nova York; além do longa-metragem Fogo e Paixão e de uma linha de móveis de escritório desenhada para Geiger/Herman Miller.
Ao longo de mais de 50 anos de carreira, Isay recebeu diversos prêmios, incluindo o MIPIM AR Future Project Awards, organizado pela revista britânica Architectural Review (pelo 360° Building, em 2009, e pelo Oka Building, em 2012).
Seu trabalho foi amplamente reconhecido em publicações no Brasil e no exterior, sendo tema de monografias escritas pelos jornalistas Daniel Piza (2006), Raul Barreneche (2008 e 2012), Shonquis Moreno (2018) e James McCown (2025).
Sobre a Galatea Salvador
Sob o comando dos sócios Antonia Bergamin, Conrado Mesquita e Tomás Toledo, a Galatea conta com dois espaços vizinhos na cidade de São Paulo: a unidade localizada na Rua Oscar Freire, 379 e a nova unidade localizada na Rua Padre João Manoel, 808. A galeria também tem uma sede em Salvador, na Rua Chile, 22, no centro histórico da capital baiana.
A Galatea surge a partir das diferentes e complementares trajetórias e vivências de seus sócios-fundadores: Antonia Bergamin, que foi sócia-diretora de uma galeria de grande porte em São Paulo; Conrado Mesquita, marchand e colecionador especializado em descobrir grandes obras em lugares improváveis; e Tomás Toledo, curador que contribuiu para a histórica renovação institucional do MASP, saindo em 2022 como curador-chefe.
Com foco na arte brasileira moderna e contemporânea, trabalha e comercializa tanto nomes consagrados do cenário artístico nacional quanto novos talentos da arte contemporânea, além de promover o resgate de artistas históricos. Idealizada com o propósito de valorizar as relações que dão vida à arte, a galeria surge no mercado para reinventar e aprofundar as conexões entre artistas, galeristas e colecionadores.
Ininteligibilidade
Local: Galatea Salvador
Endereço: R. Chile, 22 - Centro, Salvador – BA
Abertura: 24 de abril | 18h às 21h
Período expositivo: 24 de abril a xx de maio
Horários: Terça a quinta das 10 às 19h| Sexta das 10h às 18h | Sábado das 11h às 15h
Por Edgard França