
Foto: Divulgação
Corpo e Cultura promove Jornada Fashion Revolution 2025 GV Gina Rocha Reis Vieira 12:46 Corpo e Cultura promove Jornada Fashion Revolution 2025 Para undisclosed-recipients:; Cópia oculta ocandeeiro@terra.com.br 3 anexos Corpo e Cultura promove Jornada Fashion Revolution 2025
O Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), promove mais uma edição da Jornada Fashion Revolution, no próximo dia 25 de abril, em parceria com o Laboratório de Sustentamodabilidade, da Unifacs. A Jornada faz parte da programação oficial da Semana Fashion Revolution – campanha coletiva, que reúne a rede global do maior movimento de moda ativista do mundo para sete dias de ações e eventos. Com o tema “Que Moda circular podemos ter?”, o evento busca estimular reflexões que apontem caminhos possíveis à mitigação dos impactos socioambientais, econômicos e culturais das cadeias produtivas da moda e da joalheria. Aberta ao público com inscrições através do Sympla, a Jornada Fashion Revolution promete reunir agentes dos dois segmentos, estudantes, professores e pesquisadores, através de uma programação gratuita, que ocorre entre 8h30 e 12h30, no auditório da Unifacs, no campus da Avenida Tancredo Neves, em Salvador.
A Jornada Fashion Revolution tem abertura conduzida pela Profa. Renata Pitombo Cidreira, com fala estimulada pelo tema central da Semana Fashion Revolution (SFR) para o ano 2025: “Pense Global, Aja Local: quem é o Brasil na Revolução da Moda”. Este ano, a SFR busca mapear os maiores problemas e soluções da moda no país, por meio da interseccionalidade entre os temas territórios e saberes; direitos dos trabalhadores e emergência climática.
A programação da Jornada Fashion Revolution segue com a Mesa: “Moda circular na prática: Do descarte ao reuso”, com mediação de Mônica Rocha (Pós-Cultura/UFBA) e participações da Profa. Aline Veiga (PPGTAS/UCSAL), especialista em Sustentabilidade e Responsabilidade Social e Pesquisadora de Resíduos Têxteis; e da Profa. Ma. Larissa Iten, designer de moda e fotógrafa, com experiência em curadoria para brechós. Em seguida, a Profa. Dra. Gina Reis (ProMuSPP/USP) realiza a mediação da Mesa: “Re-pensando a materialidade na joalheria responsável”, com as participações da arquiteta, designer e pesquisadora, Profa. Dra. Ana Beatriz Simon Factum; da criadora de Moda e designer de joias, Leila da Cruz; da professora do Curso de Design da Unijorge e designer de joias, Profa. Márcia Ceres; e da artista joalheira, criadora da marca DM Joalheria Artesanal, Débora Miscow.
A Jornada Fashion Revolution é uma promoção do grupo de pesquisa Corpo e Cultura (Cadastrado no CNPq), sob a coordenação das professoras doutoras Renata Pitombo Cidreira (UFRB) e Beatriz Ferreira Pires (USP), em parceria com o movimento Fashion Revolution e a Unifacs. O evento tem apoio institucional do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação – Mídia e Formatos Narrativos (PPGCOM) da UFRB.
Jornada Fashion Revolution 2025
Onde? UNIFACS (auditório), Campus Avenida Tancredo Neves, Salvador, Bahia (Evento presencial).
Quando? 25 de abril de 2025, das 8h30 às 12h30.
Gratuito – Inscrições pelo SymplaPor Gina Reis