
Foto: Divulgação
Prêmio Bahia Aplaude anuncia lista de indicados
Acabam de ser anunciados os espetáculos indicados para a 30ª edição do Prêmio Bahia Aplaude. Com a missão de incentivar a produção teatral baiana, tanto na capital quanto no interior do estado, a premiação avaliou, através da sua comissão julgadora, 52 montagens, entre peças de teatro e performances, e revelou a lista final das indicações às categorias Espetáculo Adulto, Espetáculo Infantojuvenil, Direção, Ator, Atriz, Texto, Revelação, Performance e Categoria Especial.
Indicados ao Prêmio Bahia Aplaude 2024/2025
-
Espetáculo Adulto: Candomblé da Barroquinha, Hoje é dia de Rock, Homem é homem, Os dias lindos de Celina Bonsucesso, Torto Arado.
-
Espetáculo Infantojuvenil: Casa Barriga, Infinito, Meninas contam a Independência.
-
Direção: Caio Rodrigo e Pedro Benevides (Homem é Homem), Daniel Marques (Hoje é dia de Rock), Elísio Lopes Júnior (Torto Arado), Márcio Meirelles (Sr. Oculto), Thiago Romero (Candomblé da Barroquinha).
-
Ator: Diogo Lopes Filho (Torto Arado), João Vitor Sobral (Hoje é dia de Rock), Leandro Santolli (Chame Gente), Lúcio Tranchesi (Homem é Homem), Mano Leone (Hoje é dia de Rock).
-
Atriz: Ella Nascimento (Felebé, felebé! Meu amigo é meu dinheiro), Larissa Luz (Torto Arado), Kátia Leal (Os dias lindos de Celina Bonsucesso), Sibele Lélis (Flor d’água, mulher do rio), Vika Mennezes (Mukunã: do fio à raiz).
-
Texto: Aldri Anunciação, Fábio Espírito Santo e Elísio Lopes Júnior (Torto Arado), Daniel Arcades (Candomblé da Barroquinha), Gildon Oliveira (Nó), Mônica Santana (Sr. Oculto), Paulo Henrique Alcântara (Os dias lindos de Celina Bonsucesso).
-
Revelação: Caio Rodrigo e Pedro Benevides (cenografia de Homem é Homem), Danilo Cairo e Leandro Santolli (texto de Chame Gente), Filêmon Cafezeiro e Liz Novais (composição de Mukunã: do fio à raiz), Mafá Santos (sonoplastia de Bicho de duas patas), Rodrigo Queiroz (direção de Casa Lamentos).
-
Performance: Ex-passo, Noiva.
-
Categoria Especial: Guilherme Hunder (figurinos de Infinito e Monocontos), Jarbas Bittencourt (direção musical e composição de Torto Arado), Luciano Salvador Bahia (direção musical e arranjos de O Mar de Caymmi), Sibele Lélis (composição e trilha sonora de Flor d’água, mulher do rio), Thiago Romero (direção de arte de Candomblé da Barroquinha)
Os espetáculos indicados nas categorias Adulto, Infantojuvenil e Performance farão parte da Mostra Bahia Aplaude, que acontece em espaços culturais de Salvador em data anterior à da cerimônia de premiação, como mais uma oportunidade para o público conhecer os finalistas à premiação.
O 30º Prêmio Bahia Aplaude é uma realização da Aplaude Produções e Ministério da Cultura, sob a coordenação da Caderno 2 Produções, com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado da Bahia, por meio do Programa Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda; e Cateno, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
A
partir desta edição comemorativa de 30 anos, a Aplaude Produções assume
a produção e realização do evento, que tem a coordenação geral da
Caderno 2 Produções.
.
Sobre o Prêmio Bahia Aplaude
Com
três décadas de uma trajetória que reconhece e celebra os destaques das
artes cênicas baianas, o Prêmio Braskem de Teatro passou a se chamar Prêmio Bahia Aplaude.
Esta alteração reflete um resgate histórico da mais tradicional
premiação do teatro no estado, além da ampliação de sua atuação.
O novo título homenageia as origens da premiação, que começou como Troféu Bahia Aplaude e agora expande sua assinatura para novas parcerias. O intuito é fortalecer a cadeia criativa do teatro, dando possibilidade de agregar outras marcas que acreditam no grande potencial transformador da arte, assim como a Braskem, forte impulsionadora do teatro baiano.
Sobre a Braskem
A Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada para o ser
humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e
gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do
plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um
completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para
diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil,
industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A
Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível
para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe
agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando
a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades
industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus
produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 mil
integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o
compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos
os países e garantindo o respeito à competitividade responsável.
O Fazcultura é o Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural da Bahia, instituído pela Lei Nº 7.015/1996, executado pela Secretaria de Cultura - SecultBa em parceria com a Secretaria da Fazenda – Sefaz. O programa contribui para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associarem sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas. O Governo da Bahia assegurou, em 2024, R$15 milhões para a iniciativa, que promove ações de patrocínio tendo como base a renúncia de recebimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços – ICMS pelo Estado, em favor da aplicação direta em projetos e atividades culturais. É uma ação do Estado que une fazedores de cultura, empresas patrocinadoras de interesse social e cultural e toda a população, em diversos eventos e projetos artísticos-culturais de diversas linguagens e está disponível para ser acessado pelo Campo Cultural em todo o território baiano. A principal finalidade do programa é patrocinar financeiramente projetos e atividades que se enquadrem na Política Cultural do Estado, a partir da Lei Orgânica de Cultura da Bahia (Lei de nº 12.365/2011).