
Foto: Divulgação
Com portfólio de clientes e projetos focados em diversidade e transformação social, agência baiana avança na contramão do retrocesso
Em
uma nova conjuntura, diversos lugares do mundo trazem um novo cenário
de retrocesso às políticas afirmativas, fator bastante ligado à ascensão
de movimentos políticos contrários à Diversidade, Equidade e Inclusão
(DEI). Assim, essa reação crescente tem levado grandes players do
mercado, como Amazon, Google e Meta, a reduzirem suas estratégias de
DEI, influenciando toda uma cadeia econômica e produtiva e impactando em
conquistas antes adquiridas. Essa
tendência tem sido intensificada em meio a pressões políticas e
sociais, especialmente após a reeleição do presidente Donald Trump nos
Estados Unidos, contrário a programas de diversidade. Segundo o
Relatório "Tendências Gestão de Pessoas 2024", realizado pela Great Place to Work (GPTW), o tema segue em queda na lista de “Prioridades de Gestão de Pessoas”.
Segundo o relatório, a maioria das empresas não trata de questões de
diversidade no dia a dia e tampouco há estratégia para proporcionar
acolhimento e desenvolvimento para os profissionais. Em
um cenário que demanda atenção, com movimentos para redução de direitos
de grupos minoritários, pensar em estratégias de defesa e valorização
dessas pessoas é essencial, principalmente no campo da comunicação,
capaz de aumentar a visibilidade e conscientização sobre o tema. Nesse
contexto, trabalhar uma comunicação com foco em diversidade e inclusão, a
exemplo da agência CRIATIVOS PR, criada pelo relações-públicas Rodrigo Almeida, ganha força como uma forma de valorizar identidades e culturas diversas em contraponto a uma onda de discriminação. “A
CRIATIVOS atua principalmente no atendimento de negócios com
identidade, diversidade, inclusão e transformação social, oferecendo
conhecimento e reconhecimento nas áreas de relações públicas e
assessoria de imprensa. Nós consideramos que trabalhar diversidade e
inclusão é parte essencial da nossa atuação, ainda mais quando falamos
de um campo como a comunicação. Então, pensar em estratégias que dêem
destaque a essas narrativas é de suma importância, uma forma de
aumentarmos a visibilidade para pautas, identidades e histórias que são
socialmente relevantes”, explica Rodrigo Almeida, diretor da CRIATIVOS. Com
foco em diversidade, a agência se dedica a criar estratégias de
comunicação que valorizem as identidades negras, indígenas e LGBTQIAPN+,
contando com um amplo repertório de clientes como Maria Bomani, cantora e atriz com mais de 2,5 milhões de seguidores nas redes sociais e eleita “Atriz do Ano” pelo Prêmio Potências 2024; Dra. Jaqueline Goes, embaixadora da ciência no Brasil e uma das principais cientistas do país; além de eventos como o Frequências Preciosas, festival com foco em artistas negros e indígenas, e a Indomináveis Frequências,
exposição de artes negras, indígenas e LGBQIAPN+ que está sendo
realizada no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, um dos
principais centros culturais e artísticos do país. “Nos
últimos tempos, em um cenário de retrocesso nas políticas de
diversidade, é essencial nos posicionarmos de forma a valorizar as
identidades e culturas de grupos minoritários. Isso é algo que a agência
faz, com estratégias de comunicação voltadas para pautas que reforcem
as identidades negras, LGBTQIAPN+ e valorizem as mulheres, algo que
reflete em nosso portfólio de ações e clientes. Eu acredito que, no
campo da comunicação, a defesa de pautas inclusivas e da diversidade
precisam sempre estar presentes: é uma forma de contribuirmos para o
avanço de discussões sociais”, completa Rodrigo Almeida. Com
a ascensão de políticas contrárias à diversidade, pensar em estratégias
de valorização de identidades, culturas e projetos de transformação
social com foco em grupos minoritários ganha mais importância,
principalmente como uma forma de promover uma maior conscientização
sobre a importância da defesa dos direitos sociais.
Por Glaucia Pinheiro