
Foto: Divulgação / Programa Amigos da Onça
ENGIE Brasil Energia e Instituto Pró-Carnívoros se unem em parceria para proteção de onças no norte da Bahia
A ENGIE Brasil Energia e o Instituto Pró-Carnívoros, através do Programa Amigos da Onça (PAO), anunciam parceria para fortalecer a conservação das onças na Caatinga baiana, na região da Área de Proteção Ambiental (APA) do Boqueirão da Onça, área de influência dos conjuntos eólicos Umburanas, Campo Largo I e II. O acordo firmado prevê ações como o reconhecimento prévio da área com a equipe de campo, monitoramento dos animais e o trabalho junto às comunidades para promover a coexistência entre pessoas e onças, oferecendo educação para a conservação das espécies.
Ao todo, estima-se que a população desses animais na região norte da Bahia seja de 120 onças-pardas e 30 onças-pintadas na Caatinga, sendo que esta última está presente apenas na Bahia e no Piauí dentre os estados que compõem a Caatinga, o que reforça a importância dessa iniciativa. Com 12 anos de atuação, o Programa é focado não só na pesquisa e conservação desses animais, mas na promoção da convivência harmônica com as comunidades que vivem na região.
“O Instituto Pró-Carnívoros atua com valores essenciais para o negócio da ENGIE, unindo respeito ao meio ambiente e o apoio às comunidades onde atuamos. Essa iniciativa integra essas duas frentes em um único projeto, e estamos entusiasmados para acompanhar os resultados dessa parceria ao longo dos próximos meses”, comenta Karen Schröder, gerente de Meio Ambiente da ENGIE Brasil Energia.
Com o apoio da ENGIE Brasil Energia, as ações de conservação e monitoramento dos felinos na região do entorno dos conjuntos eólicos Umburanas e Campo Largo vão duplicar a área monitorada com a aquisição de mais 20 equipamentos de monitoramento fotográfico, além dos 20 que o Programa possui. Esse reforço permitirá uma compreensão mais detalhada dos hábitos das onças, contribuindo para a implementação de estratégias mais eficazes de conservação e para promover a coexistência segura entre as comunidades locais e os felinos.
No campo educacional, estão previstas iniciativas de educação ambiental adaptadas para crianças e adultos com materiais e cartilhas específicas por faixa etária, com orientações sobre como agir ao encontrar uma onça ou o que fazer em casos de predação de rebanhos (cabras e ovelhas), por exemplo. O objetivo é levar essas orientações a cinco comunidades e três escolas nesta primeira etapa da parceria com a ENGIE. Também estão previstas oficinas no âmbito do Programa Conexão da ENGIE, que contempla visitação ao empreendimento e ações de educação ambiental, para reforçar o aprendizado e incentivar a convivência harmônica entre a fauna local e os moradores.
Outra importante ação prevista é o planejamento para a construção de currais, em propriedades da região para favorecer a proteção dos animais e reduzir a incidência das predações. Nesta primeira etapa, será implantado um “curral-piloto” para avaliar a efetividade da ação.
“Na região da Caatinga, o manejo é extensivo e os rebanhos costumam dormir na serra, que geralmente são áreas mais preservadas. Esse comportamento favorece o encontro com as onças, que não distinguem entre presas naturais e domésticas”, explica Carolina Esteves, pesquisadora do Instituto Pró-Carnívoros e coordenadora técnica desse Projeto, ao falar sobre a importância do trabalho de conscientização.
O trabalho conjunto entre a ENGIE e o Instituto Pró-Carnívoros teve início em dezembro de 2024 e prevê a duração de 12 meses nesta primeira etapa da parceria.
Sobre a ENGIE
A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 97.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes. Faturamento em 2023: 82,6 bilhões de Euros.
No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia 100% renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. A empresa possui 11 GW de capacidade instalada, provenientes de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.
A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás - TAG, concluída em 2020.
Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atuamos como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling.
A ENGIE teve no país em 2023 um faturamento de R$ 11,7 bilhões. Contando com 2.800 colaboradores, a companhia recebeu em maio de 2024 a certificação Great Place to Work, um reconhecimento que valida o compromisso contínuo da empresa de criar um ambiente de trabalho positivo e inclusivo para todos.
A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia cujo ticker é o EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.
O Grupo é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), sendo representado nos principais índices financeiros (CAC 40, Euronext 100, FTSE Euro 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, Euronext Vigeo Eiris – Europe 120/France 20, MSCI EMU ESG screened, MSCI EUROPE ESG Universal Select, Stoxx Europe 600 ESG-X).
Sobre o Programa Amigos da Onça
Programa do Instituto Pró-Carnívoros voltado à conservação das onças e da sociobiodiversidade caatingueira, promovendo a convivência mais harmônica entre as comunidades que vivem na região e a fauna, dividido em dois eixos: Biologia e ecologia das onças e suas presas naturais e Dimensões humanas da conservação da fauna.
Sobre o Instituto Pró-Carnívoros
O Instituto Pró-Carnívoros, fundado em 1996, tem se dedicado com o que prega a sua missão - a conservação dos mamíferos carnívoros neotropicais e seus habitats e, desde 2012, atua na região do Boqueirão da Onça, no norte da Bahia, um dos últimos refúgios de populações de onças-pintadas na Caatinga.
Por Lívia Aragão