
Foto: Divulgação
Surdos Fazem Cinema bate recorde de inscrições para a edição 2025 em São Paulo
Já imaginou um curso onde alunos surdos são protagonistas na frente e atrás das câmeras? Essa é a proposta do projeto Surdos Fazem Cinema, que encerrou as incrições nessa semana para sua terceira edição com um record de inscrições em campanha feita na imprensa e diversos influenciadores como Gabriel Isaac - @isflocos, Marcos Vinni - @vinnphoto, Rita D`Libra - @ritadlibra, Thais Ziborsi - @tha.loiira, Sára Zarã - @sarazara3321, Kelson Souza - @geekcollection, Leticia Galatro - @canal_acessibilizando, cineasta Thiago Carvâlhonts - @thiago.carvalho.nts e o atleta João Paulo Santiago Gregorine - @joaopaulosgregorine
O curso, totalmente gratuito, capacita estudantes surdos em todas as etapas da produção cinematográfica, desde a criação de roteiros até a edição final com aulas que já iniciam amanhã para morados da capital paulista e região. Idealizado pelo premiado diretor Ricardo Cioni Garcia, o projeto busca fortalecer a inclusão e ampliar a presença da comunidade surda no audiovisual brasileiro, garantindo espaço para que essas vozes contem suas próprias histórias.
“A luta da comunidade surda é histórica, mas suas principais conquistas de inclusão ainda são recentes. Precisamos combater o capacitismo e criar mais oportunidades. Com esse projeto, queremos provar que o surdo pode estar tanto na direção quanto na atuação”, afirma Ricardo Garcia, que já venceu mais de 20 prêmios internacionais e teve filmes selecionados em festivais qualificadores do Oscar.
O Surdos Fazem Cinema nasceu após a realização do curta-metragem Amei Te Ver, que contou com um ator surdo e uma atriz cega. A experiência sensibilizou o diretor, que percebeu a necessidade de ampliar as oportunidades para pessoas com deficiência no setor cinematográfico. Desde então, o projeto tem revelado talentos e produzido curtas-metragens inovadores e impactantes.
As inscrições para a edição de 2025 já estão abertas e podem ser feitas até o dia 11 de março.
Link para inscrição: https://www.surdosfazemcinema.com.br/
Apoios e Realização:
- BUTIKIN FILMES
- IST - INSTITUTO SANTA TERESINHA
- TUDO VIRA CULT SP
- GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO - SECRETARIA DA CULTURA, ECONOMIA E INDÚSTRIA CRIATIVA
- LEI PAULO GUSTAVO
- GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA CULTURA
Sobre Ricardo Cioni Garcia: Com uma carreira internacional consolidada, Ricardo Cioni Garcia tem mais de 20 prêmios e participações em quase 100 festivais, incluindo o Emmy 2022 JCSI Young Creative Awards, que trouxe o prêmio para o Brasil pela primeira vez. Formado em Audiovisual pela USP, Garcia também estudou cinema na China, Canadá e breve estará nos Estados Unidos para dar sequência aos estudos, recebendo bolsas de excelência. Seu compromisso com o cinema e a inclusão social reflete-se no Surdos Fazem Cinema, um projeto que transforma vidas por meio da arte.
Para mais informações e inscrições, acompanhe o projeto Surdos Fazem Cinema nas redes sociais.
Por Ricardo Nóbrega