TRITON 1 Salvador abre o calendário de provas no país, em abril, na praia de Placaford. Paulo Leite (esq), Arthur Werneck e Walter Kraus (Crédito Flamel Souza e Digiartes)
TRITON ANUNCIA ETAPAS NO BRASIL E NA EUROPA PARA O CALENDÁRIO 2025
O TRITON World Series, circuito mundial de triathlon, encerrou a primeira temporada da sua fase de expansão internacional com êxito, após a realização de duas etapas no Brasil – Bahia e Rio de Janeiro – e uma em Portugal. Agora, os triatletas podem se preparar para a próxima temporada que já tem quatro etapas confirmadas para o Calendário 2025: Salvador/BA (6/4), Portobello, Mangaratiba/RJ (29 a 31/8), Lisboa/Portugal (7/9) e a Final Mundial (24 a 26/10). Novos destinos e o local da Final 2025 serão anunciados no início de janeiro e completarão o calendário oficial.
“O TRITON volta a contar com as etapas oficiais de qualificação para o mundial, em Portugal e no Brasil, em 2025. Em 9 de janeiro será revelado o local da primeira final mundial do TRITON e lançado o calendário com o anúncio das novas etapas, em novos países que passarão a integrar o circuito. Este promete ser um grande ano e seguiremos em contínua inovação”, afirma Paulo Leite, sócio idealizador do TRITON World Series.
Segundo Paulo, o balanço de 2024 foi positivo sobretudo com a estreia do Brasil no circuito mundial. “Os atletas e os parceiros envolvidos foram unânimes quanto a satisfação da chegada do TRITON ao Brasil. Com o sucesso das primeiras etapas no país (BA e RJ) neste ano, aguardamos com muita expectativa e motivação as etapas da próxima temporada e o crescimento do circuito a nível mundial”, destaca o triatleta português com uma trajetória de mais de duas décadas na modalidade.
“A marca cresce internacionalmente com várias cidades espalhadas no mundo em negociação e interessadas em realizar eventos TRITON. Já no Brasil, completamos a primeira temporada com o sentimento de superação e dever cumprido”, ressalta André Gracindo, Head de Operações Globais do TRITON World Series, que completa: “tivemos duas provas incríveis que proporcionaram uma experiência única e diferenciada. Abrimos com Salvador, um lugar especial que acolheu maravilhosamente a todos na nossa histórica primeira edição em solo brasileiro no formato TRITON 1 e para completar contamos com a versão TRITON 3 na Costa Verde do Rio de Janeiro com atletas, familiares e patrocinadores que vivenciaram três dias intensos de muita competição, superação e desafio.”
Pelo segundo ano consecutivo, a capital baiana foi escolhida para abrir as etapas no país e será com o TRITON 1 (formato tradicional de triathlon com provas de natação, corrida e ciclismo em um dia), na Praia de Placaford. E para conhecer melhor os detalhes da etapa de 6 de abril, a ser disputada em três opções de distância (Sprint, Middle e Long), será realizado nesta sexta-feira, 29, a partir das 19 horas, o “Encontro TRITON Salvador” com organizadores e atletas na S2 Bike Shop (Rua do Jaracatiá, 138, Caminho das Árvores). A execução e produção da etapa é licenciada para a Digiartes, comandada por Walter Kraus, também responsável pelo encontro.
Bruno Dória, o primeiro embaixador do TRITON em 2025, está com ótimas expectativas e já se prepara para a prova. “Lisonjeado com o convite de ser um dos embaixadores desta grande marca internacional. Como atleta fico muito feliz que seja aqui em Salvador, uma das principais capitais do país, que não poderia ficar de fora do circuito, e também como professor de Educação Física, pois o TRITON traz um formato onde os atletas podem se desafiar e se inscrever em percursos de acordo com a aptidão física de cada um”, elogia o triatleta baiano.
“Esse encontro do dia 29 será muito importante para que todos que estejam em Salvador possam conhecer como será a prova, as entregas, a estrutura e os detalhes. Quem puder aparecer na S2 será um momento incrível que o TRITON oferece, com antecedência, para que possamos nos preparar com tempo”, finaliza Dória.
Os interessados podem se inscrever para o TRITON 1 Salvador (6/4) no site da Ticketsports (CLIQUE AQUI), que por meio da campanha promocional, está com inscrições com preços diferenciados durante a Black Friday.
O TRITON World Series conta como um dos sócios globais a 213 Sports (vertical de esportes de V3A), que uniu forças e sua expertise para trabalhar o crescimento do triathlon e prevê uma próxima temporada promissora. A primeira final mundial será em outubro, no formato TRITON 3, com atletas classificados nas provas das temporadas 2024 e 2025. Mais informações acompanhe no Instagram @tritonws_br e @triton_worldseries.
Etapas confirmadas do TRITON para 2025
TRITON 1 – Salvador (BA) – 6/abril
TRITON 3 – Portobello/Mangaratiba (RJ) – 29 a 31/agosto
TRITON 1 – Lisboa (Portugal) – 7/setembro
TRITON 3/ FINAL MUNDIAL– (local a divulgar) – 24 a 26/outubro
Sobre o TRITON - Um novo circuito mundial de triathlon que surgiu na Europa para inovar as formas de competir e estreou no Brasil em 2024. O TRITON 1 é a competição no formato tradicional de um único dia, mas o triatleta pode escolher como deseja participar (individualmente, em dupla ou trio) e, ainda, por meio do Mix&Match, personalizar a distância (SPRINT, MIDDLE ou LONG) de cada modalidade considerando seus pontos fortes e fracos. Já o TRITON 3 veio para inovar, são três dias consecutivos de disputas, nesta ordem natação, ciclismo e corrida. Neste formato é possível escolher também se a prova será individual ou em equipe, sendo que as três modalidades têm o mesmo peso no resultado final da competição.
Sobre a 213 Sports - Fundada por Pedro Dau de Mesquita, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu no ano de 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde como vertical de esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 80 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 50 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A 213 Sports vê o esporte como uma plataforma de engajamento e conexão com forte apelo emocional entre as marcas e consumidores, resultando em uma experiência única de sportainment. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a excelência da 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca com os projetos: Oi Rio Pro, Sephora Beauty Run, Ceará Kite Pro, WSL House, CamelBak Mountain Race, Casa On Running, Praia Para Todos, Pelé Academia, Saquarema Surf Festival, WTR, Red Bull Pool Clash, SLS Super Crown World Championship, entre outros.
Sobre a Soul Race USA- Fundada em 2019 pelo triatleta e gestor esportivo André Gracindo, a Soul Race USA desenvolve projetos com marcas globais e eventos esportivos internacionais de alto impacto. A empresa é responsável pela presença do TRITON World Series no mercado americano e pela expansão global da marca.
Por Eduardo Filho