Foto: Divulgação
Documentário explora mercado de energia limpa no país
No ano passado, o Brasil alcançou um recorde na geração de energia limpa, com 93,1% de toda eletricidade produzida no país proveniente de fontes renováveis, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O marco histórico serviu para que o tema se tonasse filme, idealizado por Tereza Farias, da 3M Editora, e dirigido por Adriano Portela.
Com previsão de lançamento para o início de 2025, “Brasil Renovável: Legado Sustentável, Futuro Brilhante”, irá explorar o mercado de energia limpa através de registros históricos, inovações feitas ao longo dos anos e entrevistas com figuras céleres do setor, como o atual Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
- Traremos todos que fazem parte desse ecossistema, mas o nosso foco será em mostrar como que estas práticas contribuíram para a comunidade de forma geral. Além da questão ambiental, exploramos bastante os elementos sociais, como a geração de empregos no setor e o impacto positivo na vida de trabalhadores e suas famílias – explica Portela.
O documentário irá abordar todos os tipos de energia sustentável, mas deve focar nas solar e eólica, que juntas compreendem a segunda maior fonte de energia limpa do país (21%). Tereza, fundadora da 3M, reforça que pretende mostrar o papel do Brasil no segmento através das criações e inovação nacionais.
- O Brasil possui uma geografia extremamente preparada para se aproveitar das energias renováveis, e mais do que isso, tem todo um grupo de pesquisadores e inventores que transformou o setor a nível mundial. Acho que chegou a hora de mostrarmos que não somos apenas o país do futebol, mas também da ciência e da inovação – afirma Farias, idealizadora do projeto.
Este é o segundo projeto audiovisual da 3M relacionado a um mercado energético. A produtora também foi responsável pelo documentário “Ventos do Brasil”, que detalha a história e repercussões da energia eólica no país. A ideia da editora é de transformar assuntos pragmáticos, como mercado e economia, em produção artísticas e educacionais gratuitas.
A nova obra conta ainda com a chancela institucional da ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – fundação sem fins lucrativos que tem como objetivo congregar as empresas do setor e promover o consumo de energia solar no país. A entidade está junto com a 3M Editoria capitaneando o filme.
- Nosso objetivo (Da 3M) é eternizar o legado das principais esferas que regem o nosso país. Então primeiro criamos um filme para explorar a energia eólica (“Ventos do Brasil”), e agora estamos promovendo uma obra que reforça a importância e a necessidade da energia limpa. Estes filmes, acima de tudo, são produtos educacionais, e acredito que, futuramente, podemos transmitir em escolas e instituições de ensino – completa Farias.
O filme será lançado no primeiro semestre de 2025 nos principais eventos ligados ao segmento, como a COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em Belém, no Pará. Além disso, a obra ficará disponível de forma gratuita através do Youtube.
Por João Agner