Foto: Reprodução / Portal M!
Ouvidoria da Câmara reforça atuação durante fortes chuvas em Salvador
Em meio às fortes chuvas que atingem Salvador, a Ouvidoria da Câmara Municipal (CMS) intensificou seu regime de plantão para atender demandas relacionadas a desabamentos, deslizamentos de terra e alagamentos na capital baiana.
De acordo com o vereador e ouvidor-geral da CMS, Augusto Vasconcelos (PCdoB), o órgão está operando em regime de plantão, acionando entidades públicas como a Defesa Civil de Salvador (Codesal) e órgãos municipais de infraestrutura urbana. A Ouvidoria também monitora problemas causados pela falta de água e energia elétrica em algumas localidades.
"A Ouvidoria da Câmara tem se consolidado como um elo direto entre o poder legislativo e a sociedade. É claro que nem tudo está ao nosso alcance, pois algumas soluções dependem de outras esferas. Contudo, seguimos cobrando e fiscalizando o poder executivo para minimizar os riscos e reduzir os transtornos enfrentados pela população”, afirmou Augusto.
A Codesal declarou, na terça-feira (26), alerta máximo em Salvador devido ao volume acumulado de mais de 150 mm de chuva nas últimas 72 horas e à previsão de precipitações “fortes a muito fortes”. Entre os incidentes registrados, um casarão localizado na Avenida Joaquim José Seabra, na região da Barroquinha, desabou na noite de terça-feira. Além disso, sirenes de emergência foram acionadas nos bairros Baixa do Cacau e Bom Juá, como medida de segurança diante das chuvas intensas.
A população pode encaminhar suas demandas à Ouvidoria da Câmara pelo WhatsApp (71) 99631-4499 ou pelo e-mail ouvidoriacms@cms.ba.gov.br. O atendimento inclui o registro, encaminhamento às autoridades competentes, acompanhamento e retorno aos solicitantes.
Por Raquel Torres