Foto: Divulgação/Marketing/Ferreira Costa
Vendas no Natal: Piscou e chegamos ao final do ano
Com a antecipação do varejo e do consumidor para os festejos de fim de ano, o Home Center Ferreira Costa já registra aumento de mais de 20% na procura de itens natalinos em comparação ao ano passado. Para os varejistas, as vendas de final de ano podem representar até 40% da receita anual.
Isso reforça o Natal como uma data tradicional no Brasil e no mundo no que diz respeito a vendas. Por isso as lojas se preparam. Seja para o lar ou até mesmo empresas, o showroom natalino da Home Center Ferreira Costa já conta mais de 2 mil itens para usar a criatividade, modernizar e ousar na decoração.
Embora o vermelho e verde clássicos do Natal ainda tenham seu lugar, novas cores vêm emergindo. Tons como safira, esmeralda e ametista, junto com combinações de cores inesperadas como rosa e ouro, champagne e candy oferecem uma reviravolta moderna à decoração tradicional.
O Golden Glam com suas paletas de cores baseadas em tons dourados, nude e champagne, reflete o luxo com requinte e modernidade. Tem também, o Farmhouse Christmas - rústico natalino que é uma pegada mais rústica e caseira do ambiente rural, com paletas de cores que varia entre tons neutros e naturais, refletindo o xadrez, folhagens, estampas vintage, metal galvanizado e madeira.
Outra tendência que está bombando é o maximalismo, com muita personalidade, essa tendência visa valorizar o exagero e a mistura de elementos. Ao invés de uma decoração mais contida, a ideia é ousar e se jogar em peças grandes e chamativas. Bolas de Natal gigantes, estrelas, sinos imponentes e bonecos vão ser os protagonistas da decoração.
A decoração da porta de entrada é um dos principais pontos. Ela dará as boas-vindas aos convidados. É comum ver, por exemplo, guirlandas nas portas de casas e apartamentos nesta época. Quem tem um cantinho externo também deve aproveitá-lo, seja o espaço da varanda ou um quintal.
Locais ao ar livre pedem muita luz, a fim de transmitir o encanto do período. Assim, a dica é caprichar nas luzes pisca-pisca e nas lanternas, iluminando áreas que serão frequentadas. Uma alternativa aos ambientes externos é a mangueira ou fita de LED, que não aquece e resiste à ação das intempéries. Por outro lado, plantas, janelas e muros podem e devem ser incorporados na decoração de Natal.
A mesa para a ceia natalina é outro fator que vai além de simplesmente arrumar talheres e pratos. É a oportunidade de criar uma experiência visualmente encantadora e acolhedora para os convidados. Explore cores, texturas e temas natalinos para criar uma mesa que celebre a temporada festiva e envolva todos em uma atmosfera de calor e alegria.
Por Bruno Ganem