Foto: Walter Abreu
Expedição Reinventando Futuros vai até domingo (10) em Ribeira do Pombal
Vai até o próximo domingo (10), em Ribeira do Pombal, a Expedição Reinventando Futuros, que teve início na última quinta-feira (7) com a reunião de cerca de 300 estudantes de três escolas públicas da região para uma imersão em atividades interativas e educativas sobre sustentabilidade. Com o intuito de promover o conhecimento e a conscientização ambiental, o evento aconteceu no Complexo Esportivo Ferreira Brito com oficinas temáticas e uma visita, em primeira mão, ao ônibus adaptado cenograficamente e batizado Linha Circular, principal atração do evento.
Durante a visita, Weslley Santos, de 11 anos, estudante do quarto ano da Escola Maria Menezes, compartilhou sua empolgação com a experiência no ônibus Linha Circular. “Foi incrível! Achei tudo muito artístico, eles derretem plástico para criar outros itens e até usam sacos de lixo para fazer roupas. Aprendi sobre coleta seletiva e como cada coisa tem um lugar certo, o que ajuda a gente a cuidar da natureza e a proteger o mundo,” contou.
Cláudia de Oliveira, vice-diretora da Escola Maria Menezes Cruz da Conceição, destacou a importância de ações como essa para os alunos. "Eventos como a Expedição abrem um leque de possibilidades para as escolas, levando o aprendizado para além dos muros. Somado a isso, trazem uma conscientização essencial sobre proteger a natureza e cuidar do meio ambiente, algo que beneficia o mundo, não apenas a nossa cidade," afirmou.
Com oficinas, sessões de filmes e intervenções artísticas, a Expedição Reinventando Futuros continua durante todo fim de semana (9 e 10), com atividades abertas ao público, levando a comunidade a participar de uma jornada por cidadania, sustentabilidade e inovação. O evento é uma realização da LB Cultura Circular e patrocinado pela Neoenergia Coelba, Instituto Neoenergia, e o Governo do Estado da Bahia.
Para mais informações sobre a programação e como participar das oficinas gratuitas, acesse: https://reinventandofuturos.com.br/erf.
SERVIÇO:
Expedição Reinventando Futuros
Quando: até 10 de novembro de 2024
Onde: Complexo Esportivo Ferreira Brito, localizado na R. João XXIII em Ribeira do Pombal - BA
Horário: 7 e 8 de novembro, das 9h às 17h | 9 e 10 de novembro, das 16h às 22h
Sobre a LB Cultura Circular
Com uma abordagem que valoriza a diversidade e inclusão, a LB Cultura Circular realiza o projeto "Expedição Reinventando Futuros". Há mais de 10 anos, a instituição utiliza a criatividade como ferramenta de transformação social. "Agora, em um processo de maturação e evolução, ampliamos nosso olhar e nosso desejo de liderar ações com ainda mais capacidade de solucionar os desafios que enfrentamos como sociedade", afirma Liu Berman, Diretora Executiva da LB Cultura Circular.
Sobre o Instituto Neoenergia
Integra o investimento social privado da Neoenergia, com o propósito de fomentar iniciativas que estimulem a transformação das pessoas e do planeta, nas regiões onde a empresa opera seus negócios. O Instituto desenvolve e apoia programas e projetos que colaboram com a redução das desigualdades sociais e a luta contra as mudanças climáticas. Por meio de cinco pilares de atuação - Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional - contribui diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e atua em consonância com as melhores práticas ESG. O Instituto Neoenergia apoia a Década da Ação e mobiliza esforços em prol da aceleração do cumprimento das metas da Agenda 2030. Em 2023, beneficiou quase 350 mil pessoas.
Sobre o Movimento Reinventando Futuros
O Movimento Reinventando Futuros é uma iniciativa dedicada a reinventar métodos e ações no presente, com o objetivo de minimizar os impactos futuros e desenvolver soluções por meio de projetos de arte educação, fomento a políticas públicas, promoção da cultura como ferramenta de transformação, colaboração estratégica e engajamento comunitário. Criativo e circular, o MRF busca engajar a sociedade civil em projetos educacionais que contribuam efetivamente para a construção de uma sociedade mais consciente e responsável.
Por Tatiane Freitas