Foto: Divulgação / Arquivo O Candeeiro
Pequenos negócios respondem por seis a cada dez empregos criados em 2024
Por Katia Maia
No primeiro semestre de 2024, as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) foram responsáveis pela geração de seis em cada 10 novos empregos no Brasil, segundo levantamento feito pelo Sebrae, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foram mais de 777,2 mil novos postos de trabalho gerados entre janeiro e junho. No total, o Brasil soma 1,3 milhão de profissionais contratados neste ano.
Somente em junho, das mais de 201,7 mil vagas criadas em todo o país, os pequenos negócios responderam por 57,5% das contratações o que equivale a 115 mil vagas preenchidas nas micro e pequenas empresas. No mês, de acordo com o levantamento do Sebrae, a geração de empregos, entre as MPE, foi liderada pelos setores de Serviços (49.018 vagas), seguido do Comércio (27.443 empregos) e da Construção (com 18.753).
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os números demonstram a importância dos pequenos negócios para a economia brasileira. O setor já representa aproximadamente 95% das empresas abertas e é responsável por 30% do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo ele, a geração de empregos no país, este ano, já praticamente duplica o registrado no ano passado.
Fonte: Agência Voz